Coleção que aborda ensino de Filosofia será lançada na UFSCar
São Carlos
Evento acontece no dia 31 de agosto, às 18 horas, na Livraria da EdUFSCar, no Campus São Carlos
O ensino de Filosofia nas escolas necessita ser fortalecido para que possa ser implantado em definitivo no sistema educacional. Os especialistas em temáticas filosóficas e educacionais podem decididamente contribuir para esse intuito. Foi com essa intenção que foi concebida a coleção "Novas Tendências para o Ensino de Filosofia", organizada por Adriana Mattar Maamari, docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar, e publicada pela editora CRV. O evento de lançamento da coleção acontece no Campus São Carlos da UFSCar, no próximo dia 31 de agosto.
"A coleção surge para atender a uma importante lacuna da atualidade que advém das necessidades cotidianas dos professores de Filosofia. Portanto, esta série se configura em uma importante ação na perspectiva de se construir respostas para os desafios enfrentados por eles, de modo a oferecer contribuições teórico-metodológicas que propiciem um ensino de Filosofia no Ensino Médio dinâmico, interativo, pautado no diálogo entre aluno e professor sobre a área de conhecimento, a escola e o mundo", explica Maamari.
A série é composta por três volumes. No volume 1, intitulado "Novas tendências para o Ensino de Filosofia: Campo histórico-conceitual, didático e metodológico", busca-se conexão com o ambiente de trabalho do professor, tendo como ponto de partida os assuntos desenvolvidos em sala de aula, vislumbrando a transformação da sua prática e do processo de ensino e aprendizagem. Os autores que contribuíram para esse volume foram Roberto Goto, Leoni Maria Padilha Henning, Adriana Mattar Maamari, Paula Ramos de Oliveira, Celso Favaretto e Andrea Días Genis.
No volume 2, "Novas Tendências para o Ensino de Filosofia: Tópicos Específicos de Aprendizagem", é abordado como a Filosofia não se constitui somente enquanto campo de conhecimento complementar, articulado aos demais existentes nos currículos ou fora deles. O desenvolvimento da atitude filosófica incentiva a capacidade crítica; possibilita a ultrapassagem da fronteira do conhecimento fundado na experiência cotidiana imediata, do senso comum, para a construção de uma postura de percepção e reflexão sobre o mundo e o lugar que ocupamos nele. Os autores são Caetano Ernesto Plastino, Desidério Murcho, Adriana Mattar Maamari e Maria Helena Pires Martins.
Por fim, o volume três, "Novas Tendências para o Ensino de Filosofia: O Contexto de Sala de Aula e o Âmbito das Pesquisas", objetiva consolidar os diversos modos da pesquisa filosófica em sua vinculação com a sala de aula, enfrentando questões relativas a como criar as condições pelas quais a Filosofia e o filosofar adentrem o cotidiano escolar; como apresentá-la em relação aos outros saberes; e como avaliá-la. Maria Lucia de Arruda Aranha, Roberto Bolzani Filho, Antonio Joaquim Severino, Juvenal Savian Filho, Adriana Mattar Maamari, Bertrand Binoche e Michel Tozzi foram os responsáveis pelos textos.
Os autores estão entre os grandes especialistas em cada tema que compõe a coleção. "A escolha dos pesquisadores foi feita segundo a relevância da trajetória intelectual de cada um deles. Estamos convictos que tal critério tornou o conjunto dos três volumes essencialmente relevante e bastante atraente para o público em geral", afirma a organizadora da coleção. "Novas tendências para o Ensino de Filosofia" é direcionada a filósofos, professores de Filosofia, educadores em geral e interessados nas temáticas abordadas.
O evento de lançamento é aberto ao público e será realizado no dia 31 de agosto, às 18 horas, na Livraria da EdUFSCar, localizada na área externa da Biblioteca Comunitária (BCo), área Norte do Campus São Carlos.
"A coleção surge para atender a uma importante lacuna da atualidade que advém das necessidades cotidianas dos professores de Filosofia. Portanto, esta série se configura em uma importante ação na perspectiva de se construir respostas para os desafios enfrentados por eles, de modo a oferecer contribuições teórico-metodológicas que propiciem um ensino de Filosofia no Ensino Médio dinâmico, interativo, pautado no diálogo entre aluno e professor sobre a área de conhecimento, a escola e o mundo", explica Maamari.
A série é composta por três volumes. No volume 1, intitulado "Novas tendências para o Ensino de Filosofia: Campo histórico-conceitual, didático e metodológico", busca-se conexão com o ambiente de trabalho do professor, tendo como ponto de partida os assuntos desenvolvidos em sala de aula, vislumbrando a transformação da sua prática e do processo de ensino e aprendizagem. Os autores que contribuíram para esse volume foram Roberto Goto, Leoni Maria Padilha Henning, Adriana Mattar Maamari, Paula Ramos de Oliveira, Celso Favaretto e Andrea Días Genis.
No volume 2, "Novas Tendências para o Ensino de Filosofia: Tópicos Específicos de Aprendizagem", é abordado como a Filosofia não se constitui somente enquanto campo de conhecimento complementar, articulado aos demais existentes nos currículos ou fora deles. O desenvolvimento da atitude filosófica incentiva a capacidade crítica; possibilita a ultrapassagem da fronteira do conhecimento fundado na experiência cotidiana imediata, do senso comum, para a construção de uma postura de percepção e reflexão sobre o mundo e o lugar que ocupamos nele. Os autores são Caetano Ernesto Plastino, Desidério Murcho, Adriana Mattar Maamari e Maria Helena Pires Martins.
Por fim, o volume três, "Novas Tendências para o Ensino de Filosofia: O Contexto de Sala de Aula e o Âmbito das Pesquisas", objetiva consolidar os diversos modos da pesquisa filosófica em sua vinculação com a sala de aula, enfrentando questões relativas a como criar as condições pelas quais a Filosofia e o filosofar adentrem o cotidiano escolar; como apresentá-la em relação aos outros saberes; e como avaliá-la. Maria Lucia de Arruda Aranha, Roberto Bolzani Filho, Antonio Joaquim Severino, Juvenal Savian Filho, Adriana Mattar Maamari, Bertrand Binoche e Michel Tozzi foram os responsáveis pelos textos.
Os autores estão entre os grandes especialistas em cada tema que compõe a coleção. "A escolha dos pesquisadores foi feita segundo a relevância da trajetória intelectual de cada um deles. Estamos convictos que tal critério tornou o conjunto dos três volumes essencialmente relevante e bastante atraente para o público em geral", afirma a organizadora da coleção. "Novas tendências para o Ensino de Filosofia" é direcionada a filósofos, professores de Filosofia, educadores em geral e interessados nas temáticas abordadas.
O evento de lançamento é aberto ao público e será realizado no dia 31 de agosto, às 18 horas, na Livraria da EdUFSCar, localizada na área externa da Biblioteca Comunitária (BCo), área Norte do Campus São Carlos.
29/08/2017
13:00:00
09/09/2017
23:59:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Coleção será lançada na UFSCar. Imagem: Reprodução
10005