Curso de Administração promove encontro de formação baseado na prática
Sorocaba
Objetivo foi compartilhar experiências entre os estudantes e egressos que já estão no mercado de trabalho
A egressa do Bacharelado em Administração do Campus Sorocaba da UFSCar, Thais Morelli, junto com sua sócia Ligia Andrade Guerra Andretto, compartilharam, com os alunos da sétima turma do curso, suas experiências relacionadas ao desenvolvimento de um novo negócio, desde a concepção, os desafios, os acertos e erros, as reformulações que foram necessárias e as perspectivas futuras. Juntas, elas criaram e mantêm o empreendimento Madá Spa.
A atividade, que ocorreu no primeiro semestre de 2017, integrou a disciplina Tópicos da Administração Contemporânea, ministrada pela professora Cristina Lourenço Ubeda, do Departamento de Administração (DAdm-So). "Sempre procuramos trazer esse enfoque de vivência real para que o aluno possa idealizar e visualizar como é estruturar um negócio e pensar como ele funcionaria na cidade de Sorocaba", conta Ubeda.
Para Morelli, que fez parte da primeira turma do curso de Administração (Turma 2009), a experiência de voltar à Universidade de origem, agora como profissional, foi emocionante. "Fiquei me sentindo orgulhosa de mim mesma e da Universidade que cursei. Além de ter sido muito especial rever os professores, os prédios, conhecer os alunos que sentem hoje tudo que um dia nós já passamos", relata a administradora. "Voltar à UFSCar me deixou motivada, com vontade de fazer mais e melhor; trouxe novas ideias e um gás a mais ao meu trabalho", complementa ela.
"A reação dos alunos foi muito melhor do que eu imaginava. Eles ficaram interessados, prestando atenção em toda a nossa história - cuja apresentação durou cerca de 3 horas - e pareceram bastante entusiasmados", destaca Morelli. O estudante Leonardo Lourenço Souza conta que "o ponto que mais chamou a atenção foi quando elas abriram mão da ideia inicial - no caso um Nail Bar - e, com a ajuda de uma consultora, estudaram mais o mercado e viram que não seria viável só o negócio de unhas mas, sim, um salão de beleza com todos os serviços, aplicando o conceito que elas queriam: um lugar que tivesse bar; depois de um tempo, mudaram para o conceito SPA, sempre se adaptando às respostas dos consumidores, o que é bem característico da gestão de serviços". A adaptação também foi o ponto destacado pelo aluno Breno Cesar de Sena. "As donas do negócio nos deram exemplos de desafios que enfrentaram desde a idealização até a abertura do empreendimento e como superaram cada um deles de forma criativa", diz Sena.
Segundo Morelli, os desafios para implantar e manter a empresa são muitos. "Seria capaz de escrever um livro sobre isso!", declara. "Para implementar o negócio os dois principais desafios foram investimento e conhecimento do mercado, mas não são nada comparados aos desafios de mantê-lo, que são: conquistar e manter profissionais e clientes interessados, compreender os jogos do mercado, lidar com funcionários e permanecer motivado apesar de todos as dificuldades", enumera ela.
Na disciplina de Tópicos da Administração Contemporânea, Ubeda conta que os alunos já tiveram a oportunidade de conhecer os fundamentos de cada aspecto da administração. "A temática de Gestão de Serviços, inserida nessa disciplina, trouxe uma visão integrada na área. Os alunos pensaram na organização de serviços, considerando a questão das crises e de mudanças de mercado", explica a professora.
Conhecendo a trajetória do Madá Spa, os estudantes também puderam visualizar questões de mercado para a realização de atividades práticas integradas à disciplina de Desenvolvimento de Novos Negócios, ministrada pela professora Neila Conceição Cunha Nardy, do DAdm-So. "As disciplinas se integram a partir do momento que os negócios desenvolvidos ou as empresas criadas são do ramo de serviços. O gerenciamento de serviços contribui para que o aluno entenda a gestão de uma empresa da área de serviços e possa melhor pensar a estruturação e funcionamento do novo negócio", afirma Nardy.
As disciplinas que ofereceram trabalhos práticos, como aconteceu na integração de Desenvolvimento de Novos Negócios e Tópicos de Administração Contemporânea, "foram as que mais me trouxeram conhecimento e que contribuíram para a minha formação, pois são desafiadoras e o mercado de trabalho é isso: desafios a todo o tempo", diz o estudante Leonardo Souza.
Administração na UFSCar
O curso de Bacharelado em Administração do Campus Sorocaba da UFSCar foi criado em 2009, a partir do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). Em 2011, o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com conceito 4. E na avaliação do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade), tem sido pontuado com nota 5, considerado, portanto, um dos melhores do País. Entre os objetivos da graduação está formar um profissional autônomo, crítico, articulado, criativo e reflexivo, capaz de aprender continuamente.
Desde que ingressou na UFSCar, Breno de Sena também aproveitou as oportunidades do curso de Administração para alcançar uma formação diversificada. Ele participou por dois anos e meio da Empresa Júnior - chegando ao cargo de presidente -, desenvolveu um projeto de iniciação científica e, agora, está realizando o seu quinto estágio. "Cada uma dessas atividades me possibilitou ver, na prática, todo o conteúdo aprendido em sala e desenvolver habilidades que apenas os livros não são capazes de fornecer, como: liderança, flexibilidade e comunicação", afirma o estudante.
Para Leonardo Souza, que faz parte da turma de formandos deste ano, o curso de Administração contribuiu para sua visão crítica de uma organização e seus processos, o que pode melhorar o seu desempenho no mercado. "Eu trabalho na indústria desde o segundo ano do curso e, apesar de ter a experiência prática, eu quero adquirir ainda mais conhecimento científico na área. Portanto, pretendo, num período de dois anos, preparar um projeto de mestrado", planeja o graduando.
Além da área acadêmica e de consultoria, o curso da UFSCar também está voltado para a formação do empreendedor. Foi o caso de Thaís Morelli, que optou por gerir o próprio negócio. "Minha motivação sempre foi fazer algo que eu goste, trabalhar muito, porém com qualidade de vida. Sempre me encantou o fato de poder promover as mudanças que eu tivesse vontade, oferecer algo diferente ao público. Além disso, acredito que meu perfil condiz com empreendedorismo muito mais do que qualquer outra carreira", destaca. Para ela, "cursar uma boa universidade faz toda diferença em qualquer carreira. Além do conhecimento adquirido, da qualidade do ensino, o nome da UFSCar facilitou minha entrada no mercado de trabalho, do qual eu trouxe uma bagagem indispensável para o papel que desempenho hoje na minha empresa", finaliza Morelli.
A atividade, que ocorreu no primeiro semestre de 2017, integrou a disciplina Tópicos da Administração Contemporânea, ministrada pela professora Cristina Lourenço Ubeda, do Departamento de Administração (DAdm-So). "Sempre procuramos trazer esse enfoque de vivência real para que o aluno possa idealizar e visualizar como é estruturar um negócio e pensar como ele funcionaria na cidade de Sorocaba", conta Ubeda.
Para Morelli, que fez parte da primeira turma do curso de Administração (Turma 2009), a experiência de voltar à Universidade de origem, agora como profissional, foi emocionante. "Fiquei me sentindo orgulhosa de mim mesma e da Universidade que cursei. Além de ter sido muito especial rever os professores, os prédios, conhecer os alunos que sentem hoje tudo que um dia nós já passamos", relata a administradora. "Voltar à UFSCar me deixou motivada, com vontade de fazer mais e melhor; trouxe novas ideias e um gás a mais ao meu trabalho", complementa ela.
"A reação dos alunos foi muito melhor do que eu imaginava. Eles ficaram interessados, prestando atenção em toda a nossa história - cuja apresentação durou cerca de 3 horas - e pareceram bastante entusiasmados", destaca Morelli. O estudante Leonardo Lourenço Souza conta que "o ponto que mais chamou a atenção foi quando elas abriram mão da ideia inicial - no caso um Nail Bar - e, com a ajuda de uma consultora, estudaram mais o mercado e viram que não seria viável só o negócio de unhas mas, sim, um salão de beleza com todos os serviços, aplicando o conceito que elas queriam: um lugar que tivesse bar; depois de um tempo, mudaram para o conceito SPA, sempre se adaptando às respostas dos consumidores, o que é bem característico da gestão de serviços". A adaptação também foi o ponto destacado pelo aluno Breno Cesar de Sena. "As donas do negócio nos deram exemplos de desafios que enfrentaram desde a idealização até a abertura do empreendimento e como superaram cada um deles de forma criativa", diz Sena.
Segundo Morelli, os desafios para implantar e manter a empresa são muitos. "Seria capaz de escrever um livro sobre isso!", declara. "Para implementar o negócio os dois principais desafios foram investimento e conhecimento do mercado, mas não são nada comparados aos desafios de mantê-lo, que são: conquistar e manter profissionais e clientes interessados, compreender os jogos do mercado, lidar com funcionários e permanecer motivado apesar de todos as dificuldades", enumera ela.
Na disciplina de Tópicos da Administração Contemporânea, Ubeda conta que os alunos já tiveram a oportunidade de conhecer os fundamentos de cada aspecto da administração. "A temática de Gestão de Serviços, inserida nessa disciplina, trouxe uma visão integrada na área. Os alunos pensaram na organização de serviços, considerando a questão das crises e de mudanças de mercado", explica a professora.
Conhecendo a trajetória do Madá Spa, os estudantes também puderam visualizar questões de mercado para a realização de atividades práticas integradas à disciplina de Desenvolvimento de Novos Negócios, ministrada pela professora Neila Conceição Cunha Nardy, do DAdm-So. "As disciplinas se integram a partir do momento que os negócios desenvolvidos ou as empresas criadas são do ramo de serviços. O gerenciamento de serviços contribui para que o aluno entenda a gestão de uma empresa da área de serviços e possa melhor pensar a estruturação e funcionamento do novo negócio", afirma Nardy.
As disciplinas que ofereceram trabalhos práticos, como aconteceu na integração de Desenvolvimento de Novos Negócios e Tópicos de Administração Contemporânea, "foram as que mais me trouxeram conhecimento e que contribuíram para a minha formação, pois são desafiadoras e o mercado de trabalho é isso: desafios a todo o tempo", diz o estudante Leonardo Souza.
Administração na UFSCar
O curso de Bacharelado em Administração do Campus Sorocaba da UFSCar foi criado em 2009, a partir do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). Em 2011, o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com conceito 4. E na avaliação do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade), tem sido pontuado com nota 5, considerado, portanto, um dos melhores do País. Entre os objetivos da graduação está formar um profissional autônomo, crítico, articulado, criativo e reflexivo, capaz de aprender continuamente.
Desde que ingressou na UFSCar, Breno de Sena também aproveitou as oportunidades do curso de Administração para alcançar uma formação diversificada. Ele participou por dois anos e meio da Empresa Júnior - chegando ao cargo de presidente -, desenvolveu um projeto de iniciação científica e, agora, está realizando o seu quinto estágio. "Cada uma dessas atividades me possibilitou ver, na prática, todo o conteúdo aprendido em sala e desenvolver habilidades que apenas os livros não são capazes de fornecer, como: liderança, flexibilidade e comunicação", afirma o estudante.
Para Leonardo Souza, que faz parte da turma de formandos deste ano, o curso de Administração contribuiu para sua visão crítica de uma organização e seus processos, o que pode melhorar o seu desempenho no mercado. "Eu trabalho na indústria desde o segundo ano do curso e, apesar de ter a experiência prática, eu quero adquirir ainda mais conhecimento científico na área. Portanto, pretendo, num período de dois anos, preparar um projeto de mestrado", planeja o graduando.
Além da área acadêmica e de consultoria, o curso da UFSCar também está voltado para a formação do empreendedor. Foi o caso de Thaís Morelli, que optou por gerir o próprio negócio. "Minha motivação sempre foi fazer algo que eu goste, trabalhar muito, porém com qualidade de vida. Sempre me encantou o fato de poder promover as mudanças que eu tivesse vontade, oferecer algo diferente ao público. Além disso, acredito que meu perfil condiz com empreendedorismo muito mais do que qualquer outra carreira", destaca. Para ela, "cursar uma boa universidade faz toda diferença em qualquer carreira. Além do conhecimento adquirido, da qualidade do ensino, o nome da UFSCar facilitou minha entrada no mercado de trabalho, do qual eu trouxe uma bagagem indispensável para o papel que desempenho hoje na minha empresa", finaliza Morelli.
31/08/2017
30/08/2017
13:00:00
16/09/2017
23:59:00
Denise Britto
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Thais e Ligia durante encontro com turma de Administração da UFSCar. Foto: Arquivo pessoal
10008