Biologia Molecular é tema de curso para professores da rede pública

São Carlos
Entre os dias 3 e 26 de agosto, a UFSCar e a Diretoria de Ensino (DE) de São Carlos e região ofertaram o "Curso de formação continuada em Biologia Molecular: princípios, técnicas e aplicações nos ensinos Fundamental e Médio" para professores da rede pública de ensino. Quinze docentes se inscreveram na atividade e participaram de nove encontros com atividades teóricas e práticas realizadas em laboratórios da Universidade e na DE.

Esta primeira edição do curso é uma iniciativa da DE e do Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv) da UFSCar, com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. As organizadoras do curso foram Silvana Belotti, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico de Ciências e Biologia, e Marília Faustino da Silva, doutoranda do PPGGEv e professora de Ciências na Educação Básica.

De acordo com Silva, "o curso foi idealizado com a intenção de promover a divulgação dos avanços científicos e tecnológicos obtidos nas áreas de Biologia Molecular e Genética Evolutiva, de forma a aproximar a universidade da escola pública, colaborando para a formação continuada dos professores que atuam nesse contexto". O cursou visou também promover a atualização do professor em Biologia Molecular; habilitar o docente para iniciar sua trajetória na formação didática aplicada ou reciclar sua formação, nos casos daqueles que já lecionavam; e instrumentalizar o professor de forma a auxiliá-lo na transposição didática da Biologia Molecular, promovendo oportunidades de ensino e aprendizagem diferenciadas aos alunos.

A formação continuada foi composta por nove encontros que mesclaram conhecimento teórico e aulas práticas realizadas em laboratórios do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar. "O curso propiciou a apresentação e debate de trabalhos produzidos na área de ensino de Biologia Molecular junto aos professores, mostrando experimentos adaptados à realidade escolar, estratégias de ensino, textos e outros materiais de apoio que poderão ser implementados pelos docentes em suas classes", afirma a doutoranda da UFSCar.

Marília da Silva acredita que atividades de aprendizagem contínua dos docentes, como o curso ofertado, permitem aos participantes um posicionamento criterioso relativo ao conjunto das construções e intervenções humanas no mundo contemporâneo. "Nosso curso contou com a presença contínua da maioria dos inscritos, que participaram ativamente das palestras, tirando dúvidas, iniciando discussões e expondo suas opiniões. Os palestrantes trouxeram assuntos importantíssimos e bibliografia atualizada para as aulas, tornando o curso enriquecedor para os professores participantes", avalia Silva.

A partir dos bons resultados dessa primeira edição, a organização pretende promover outras turmas a partir do próximo ano.
31/08/2017
13:00:00
08/09/2017
23:59:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Participantes durante encontro realizado na formação continuada. Foto: Organização do curso
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