Serviço de acolhimento da USE-UFSCar recebe o Prêmio Silva Lane 2017

São Carlos
Unidade Saúde-Escola aprimorou o vínculo entre as equipes de atendimento e os pacientes
O serviço de acolhimento aos pacientes realizado na Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar foi vencedor do Prêmio Silvia Lane 2017, na categoria "Relatório de Estágio". As ações realizadas em 2015 foram descritas no trabalho "Participação de uma equipe interdisciplinar de acolhimento em uma unidade de saúde-escola", de autoria de Anadélia Rossi, aluna do curso de Psicologia da UFSCar entre 2011 e 2015 e estagiária da USE à época.

O Prêmio Silvia Lane é promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), com o objetivo de disseminar a produção do conhecimento e incentivar as pesquisas na área de Psicologia no Brasil. Esta foi a 10ª edição do Prêmio, que representa uma homenagem à trajetória de Silvia Lane, professora, pesquisadora e autora de várias obras que contribuíram para o avanço da Psicologia no País.

De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH) lançada em 2003, no Sistema Único de Saúde (SUS), o acolhimento significa reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes e serviços e os pacientes. Foi com base nessa definição que a USE implantou, em 2015, um novo formato do serviço de acolhimento aos usuários (crianças e adultos) que chegam à Unidade referenciados pela rede pública de São Carlos, seja da área da Saúde, da Assistência Social ou da Educação. O acolhimento tem como base a recepção, a atenção e a disponibilidade de tempo e escuta que valorizam as particularidades dos sujeitos, buscando o melhor encaminhamento para cada caso, seja na própria USE ou em outra unidade de atendimento da rede pública.

O relatório submetido ao Prêmio Silvia Lane descreveu o trabalho realizado pelo acolhimento da USE em 2015, com 237 usuários atendidos (até 24 de novembro). A autora do relatório e as outras estagiárias - Daniela Ferrari, Dayane Almeida, Isabella Barssolatti e Suéllen da Silva - eram estudantes de Psicologia em 2015 e estagiavam na USE sob supervisão de Daniela Xavier e Cláudia Resende, psicólogas da Unidade. O acolhimento também era realizado por uma equipe multidisciplinar com estagiários de outras áreas da Saúde, além de assistente social e enfermeira. 

De acordo com Rossi, o trabalho premiado destacou, entre outros pontos, os desafios enfrentados  ao longo da trajetória da equipe acolhedora, especialmente da área de Psicologia. "A imprevisibilidade em relação aos atendimentos; o aumento da expectativa para a resolução das demandas apresentadas pelos usuários; e  a insegurança com os primeiros resultados foram desafios marcantes no período", relembra ela.

"Quando uma proposta, como a do acolhimento da USE, pautada pelo senso comunitário, igualitário e de fortalecimento de direitos, é reconhecida, sinto que há resistência diante desse movimento antidemocrático que vivenciamos atualmente, e isso traz esperança para continuarmos com projetos como esse", afirma Rossi, comemorando o prêmio recebido.

Somente no primeiro semestre de 2017, o acolhimento da USE atendeu 638 usuários, o que mostra o aumento da participação do setor no dia a dia da Unidade. "Esse Prêmio vem em um momento muito especial, pois no mês em que comemoramos dois anos de implantação do acolhimento, recebemos esse reconhecimento, o que noz diz que estamos no caminho certo", celebra Juliana Menegussi, assistente social e Coordenadora Executiva da USE. Dentre as expectativas para o setor, ela destaca a melhoria da gestão das informações em saúde, de modo a conhecer o perfil epidemiológico da Unidade e as necessidades reais dos sujeitos que chegam até a USE. "Estamos também fortalecendo e ampliando nossas ações coletivas no que se refere à formação de alunos dos cursos de Saúde que estão na USE e quem têm no acolhimento um cenário de prática", afirma a assistente social.

Os vencedores do Prêmio Silvia Lane 2017 serão agraciados com a participação no XI Encontro Nacional da Abep, que será realizado entre os dias 7 e 9 de setembro, em Campinas (SP), com todas as despesas custeadas pela Associação.
05/09/2017
13:00:00
23/09/2017
23:59:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Acolhimento da USE-UFSCar recebe o Prêmio Silvia Lane 2017. Foto: CCS-UFSCar
10029