Dissertação em Engenharia de Produção recebe prêmio da Abepro

Sorocaba
Trabalho do PPGEP-So tratou sobre distribuição de suprimentos em operações de respostas a desastres
O estudo "Localização de Centros de Auxílio e distribuição de suprimentos em operações de respostas a desastres", defendido por Alfredo Daniel Moreno Arteaga no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Sorocaba (PPGEP-So), no dia 15 de setembro de 2015, ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro) de melhor dissertação de mestrado acadêmico. O trabalho teve a orientação do professor Douglas José Alem Júnior, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP-So) e coorientação da professora Deisemara Ferreira, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So).

Em sua pesquisa, Arteaga desenvolveu quatro modelos de programação estocástica de dois estágios e inteiros-mistos, que auxiliam a tomada de decisões em situações em que não são conhecidas com certeza algumas informações (quantidade de demanda, suprimentos etc.), para o problema combinado de localização de centros de auxílio e distribuição de produtos emergenciais em situações de logística humanitária sob incerteza. Os modelos matemáticos se diferenciam pela maneira como a frota de veículos é dimensionada e como os custos "sociais" são considerados.

"A pesquisa operacional fornece ferramentas valiosas para melhorar as operações na logística comercial e otimizar redes de suprimento com fins lucrativos. Muitas dessas ferramentas podem ser utilizadas também na logística humanitária para auxiliar aos tomadores de decisões (gestores governamentais e não governamentais) em situações de desastre. Adicionalmente, a logística humanitária é um tópico interessante que tem atraído a atenção de pesquisadores e tomadores de decisão nos últimos anos e na qual ainda existem muitas lacunas práticas e teóricas que precisam ser estudadas. Assim, com meu orientador, concordamos em trabalhar esse tema por ser um assunto no qual podem ser encontradas contribuições com viés prático e teórico", afirma Arteaga.

Os dois primeiros modelos matemáticos desenvolvidos até o exame de qualificação fizeram parte do artigo recentemente publicado na revista científica Pesquisa Operacional. Após a qualificação, o aluno estendeu os modelos para incorporar restrições práticas de frota em ambientes de orçamento limitado e custos de "provação", que basicamente avaliam os impactos da espera por produtos emergenciais na população afetada.

Na opinião do pesquisador, um dos fatores que levou à escolha do trabalho pela Abepro foi, justamente, o seu viés teórico e prático. O interesse de divulgação dos resultados obtidos em congressos e periódicos científicos e a dedicação por parte do estudante e dos orientadores também colaborou para a premiação. A entrega do prêmio será realizada na Assembleia Geral da Abepro, no dia 13 de outubro, a partir das 13h30, na Expoville, em Joinville (SC).
06/09/2017
13:00:00
23/09/2017
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Abrepro reconhece pesquisa de mestrado em Engenharia de Produção da UFSCar. Imagem: Reprodução
10037