CCN promove concurso de logotipo para produtos da agricultura familiar

Lagoa do Sino
Proposta vencedora será utilizada na identidade visual de produtos do Território Lagoa do Sino
O Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFSCar, por meio da comissão organizadora da IV Jornada Acadêmica do Campus Lagoa do Sino, está realizando concurso para escolha do logotipo para produtos da agricultura familiar do Território Lagoa do Sino incluídos na 16ª Região Administrativa do Estado de São Paulo.

O logotipo vencedor será utilizado na identidade visual de produtos da agricultura familiar do Território Lagoa do Sino, participantes de projetos de extensão e que atendam às normas de produção e processamento definidas para cada grupo de produtores e produtos.

O concurso é aberto à participação de qualquer pessoa ou empresa interessadas, com algumas exceções previstas no edital. A inscrição de propostas é gratuita e pode ser feita pelos Correios com data máxima de postagem até o dia 7 de outubro ou pessoalmente na Secretaria do CCN até o dia 14 de outubro.

Os três melhores trabalhos, selecionados pela Comissão Julgadora, serão premiados com uma cesta de alimentos da agricultura familiar e expostos durante a IV Jornada Acadêmica do Campus Lagoa do Sino, para eleição do trabalho vencedor. A divulgação dos resultados e entrega dos certificados aos três primeiros colocados acontecerá no dia 25 de outubro, em solenidade durante a conclusão das atividades da IV Jornada Acadêmica.

Confira o edital do concurso.

Histórico
O projeto de implantação do Campus Lagoa do Sino destaca o Território Lagoa do Sino como área prioritária de atuação e, assim, com o início das atividades do CCN, em 2014, essa característica e a atenção aos eixos norteadores do projeto - desenvolvimento territorial, sustentabilidade, segurança alimentar e agricultura familiar - estiveram no foco. Nessa perspectiva, os trabalhos de articulação institucional foram compreendidos como elemento central de comunicação e divulgação do Campus junto aos principais atores presentes no Território.

"Com uma forte presença da agricultura familiar, pouca ou quase nula agregação de valor aos seus produtos e forte dependência de intermediários nas negociações de seus produtos, a renda é comprometida. Nesse contexto, nos encontros de articulação institucional com grupos da agricultura familiar - que foram parte das atividades desenvolvidas na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no período de 2014 a 2017, quando a articulação institucional ainda estava vinculada ao CCN -, uma demanda constante foi a necessidade de aproximar consumidores e produtores, para melhorar a renda das famílias, o que poderia garantir, dentre outras consequências, a manutenção dos jovens no campo. São essas demandas que subsidiam o desenvolvimento deste edital de elaboração participativa de um logotipo territorial", conta Gustavo Fonseca de Almeida, docente do CCN que preside a Comissão Organizadora do concurso e foi o responsável pela articulação institucional no período de outubro de 2014 a janeiro de 2017. Ou seja, a iniciativa visa, ao mesmo tempo, promover ampla participação na construção da imagem e da identidade visual dos produtos, apoiando assim a construção da identidade territorial, e atuar na perspectiva de identificação de origem dos produtos.
18/09/2017
18/09/2017
13:00:00
30/09/2017
23:59:00
Tiago Santi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Cartaz de divulgação
10072