Oficina abordará o teatro épico de Brecht como agente de formação

Sorocaba
Evento acontece no dia 21 de outubro e é voltado a licenciandos, pesquisadores e professores da rede pública
O grupo de estudos "Epistemologia da Geografia: teoria, métodos e metodologias em pesquisa e ensino de Geografia", do Campus Sorocaba da UFSCar, realiza no dia 21 de outubro oficina de "Metodologia interdisciplinar do Teatro Épico sobre o tema Globalização e Trabalho". A iniciativa integra um ciclo de oficinas metodológicas de pesquisa e ensino - intitulado Práxis Geográficas -, cujo objetivo é desenvolver atividades sobre as diferentes possibilidades de teoria, métodos, metodologias e estratégias de pesquisa e ensino em Geografia, em uma perspectiva de abordagem inter e transdisciplinar.

Nesta oficina, a segunda da série, o objetivo é pensar o teatro e o trabalho como agentes de formação do ser humano, buscando a integralidade dos seres e saberes em uma perspectiva histórico-materialista proposta pelo alemão Bertolt Brecht que, ao tratar do conceito de "teatro épico", falava do distanciamento entre personagem e espectador, para que houvesse reflexão e despertar da atitude crítica. A atividade buscará, assim, promover o conhecimento e o entendimento das contribuições do teatro épico nos processos revolucionários da Arte e da Política, bem como dos caminhos para onde apontam a contemporaneidade, o esteticismo e o teatro engajado. A oficina será ministrada por Flávio Melo, professor no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (nas disciplinas de Teatro Épico, Dramaturgia Contemporânea e preparação e expressão corporal) e no curso Técnico em Teatro da unidade de Sorocaba do Senac e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Sorocaba da UFSCar. Melo é também fundador, diretor, produtor e ator no grupo teatral Nativos Terra Rasgada.

A oficina acontece das 13 às 17 horas, na sala 17 do edifício ATLab, no Campus Sorocaba da UFSCar. Podem participar estudantes (licenciandos) e pesquisadores da própria UFSCar e de outras instituições, particularmente da área de Geografia, e professores da rede pública de ensino, dentre outras pessoas interessadas. As inscrições, gratuitas, estão sendo feitas no site https://oficinageo.faiufscar.com. A coordenação geral do ciclo Práxis Geográficas é de Marcio Fernando Gomes, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So). A última oficina está prevista para o dia 24 de outubro e mais informações podem ser conferidas no site do projeto.
17/10/2017
17:00:00
26/10/2017
23:59:00
Mariana Pezzo
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Programação tem oficinas em 7, 21 e 24 de outubro. Foto: Pixabay.
10159