Campus Araras realiza "I Dia Ana Maria Primavesi"

Araras
Evento se propõe a pensar o manejo ecológico do solo
No dia 30 de outubro, o Campus Araras da UFSCar realiza o "I Dia Ana Maria Primavesi", nas dependências do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em comemoração ao aniversário de Ana Maria Primavesi, pioneira da Agroecologia no Brasil e patrona do Centro Acadêmico Ana Maria Primavesi (CAAMP), do curso de Agroecologia da UFSCar. Nessa primeira edição, o evento se propõe a pensar o manejo ecológico do solo sob diferentes perspectivas.

Nascida na Áustria, em 1920, Primavesi é uma renomada engenheira agrônoma naturalizada brasileira. Formada em 1942, foi a primeira mulher num meio científico majoritariamente masculino a defender que o solo é um organismo vivo, desempenhando um papel extremamente relevante na construção do pensamento agroecológico nacional. Ao longo de sua vida, buscou meios para o manejo do solo de forma consciente, integrado com o meio ambiente, além de uma agricultura que privilegiasse a atividade biológica do solo com um elevado teor de matéria orgânica. Sempre defendeu a substituição de insumos químicos pela aplicação de técnicas como a adubação verde e controle biológico de pragas. Em seus 60 anos de carreira, a "mãe da Agroecologia brasileira" já recebeu diversos prêmios e títulos em várias universidades do País.

A programação do evento começa com a oficina "Compostagem de resíduos orgânicos - Tecnologias para grandes geradores e para agricultores: captação de chorume sobre leira, adubação verde na compostagem e compostagem de cobertura", das 9 às 11 horas. Em seguida, das 13 às 16 horas, tem a mesa-redonda "Manejo ecológico, utilização social e produtividade do solo", com a professora Anastacia Fontanetti, do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR-Ar) e com o agrônomo Rafael Virgínio dos Santos, aluno do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR) do Campus Araras. Por fim, das 16 às 18 horas, será realizado o minicurso "Avaliação visual da estrutura do solo", ministrado pela pesquisadora Laura Fernanda Simões, pós-doutoranda do PPGADR.

Além disso, durante os intervalos entre as atividades, haverá feira de expositores com produtos agroecológicos e de economia solidária, além de feira de livros da editora Expressão Popular.  

O evento é uma iniciativa do CAAMP, em parceria com a Comissão de Eventos do CCA, aberto aos alunos, docentes, profissionais da área e demais pessoas interessadas na temática. Para participar das atividades ou expor produtos na feira, é necessário realizar inscrição prévia, preenchendo o formulário de inscrição online até dia 25 de outubro. As vagas para o minicurso e oficina são limitadas e só serão reservadas mediante confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail caamp.cca@gmail.com ou na página do evento no Facebook.
18/10/2017
13:00:00
01/11/2017
23:59:00
Janaína Felisberto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Campus Araras. Foto: Mariana Ignatios
10163