Congresso promove reflexões sobre a docência no Ensino Superior

São Carlos
III Congresso de Ensino de Graduação também dialogou com outros níveis de ensino, especialmente nas discussões sobre o Pibid
De 23 a 27 de outubro, a UFSCar está realizando o seu III Congresso de Ensino de Graduação (ConEGrad), organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), por meio de sua Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed). Inserido na programação da XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da UFSCar, esta edição do evento teve o tema "Docência Universitária: caminhos para desenvolver boas práticas", em consonância com os objetivos de conferir mais visibilidade às atividades de ensino nos cursos de graduação e oferecer momentos de reflexão, socialização e aprofundamento de práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito desses cursos.

Para tanto, a programação, que teve atividades em todos os campi da Universidade, contou com mesas-redondas, palestras, oficinas e apresentações de trabalhos, organizadas nos eixos "Diversidade no Ensino Superior", "Inovações pedagógicas e uso de tecnologias na Educação", "Metodologias ativas e estratégias de avaliação" e "Programas e projetos institucionais". Na quarta-feira, dia 25, o foco recaiu sobres estes últimos - os programas e projetos institucionais -, começando por debate sobre seu impacto na qualidade dos cursos de graduação, que abordou mais especificamente o Programa de Educação Tutorial (PET), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) e os programas de mobilidade PEC-G e Pró-Haiti.

Pibid
No mesmo dia, no período da tarde, as sessões de apresentações de trabalhos também dedicaram-se a esses programas, com destaque ao Pibid, cujas atividades foram objeto de 66 apresentações, do total de 103 trabalhos aprovados. Em seguida, aconteceu o VII Encontro do Pibid-UFSCar, marcado por afirmações justamente da relevância do Programa, voltado ao aperfeiçoamento da formação inicial de professores da Educação Básica por meio da inserção de estudantes de licenciatura nas escolas públicas, sob a supervisão de professores em exercício nessas escolas.

Durante o Encontro do Pibid, Isabela Custódio Talora Bozzini, docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras e Coordenadora Institucional do Pibid na UFSCar, e Márcia Regina Onofre, docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) e Coordenadora de Gestão do Programa, fizeram apresentações de avaliação do percurso até este momento, quando se aproxima do fim o projeto institucional aprovado em 2013 e, nacionalmente, o Programa tem sido alvo de cortes de recursos e corre risco de ser descontinuado. Na UFSCar, o Pibid envolve atualmente oito subprojetos, com 15 docentes da Universidade atuando como coordenadores de áreas, 30 professores da rede como supervisores e 184 bolsistas dos cursos de licenciatura da Universidade inseridos em escolas públicas do municípios de Araras, São Carlos e Sorocaba.

Em sua apresentação, a Coordenadora Institucional apresentou resultados de reflexões feitas junto com supervisores do Pibid, que destacam os impactos na formação inicial dos licenciandos, na formação continuada dos professores que atuam como supervisores e no aprimoramento da qualidade da formação oferecida aos estudantes da Educação Básica. Já a Coordenadora de Gestão destacou a mudança de discurso advinda da aproximação entre a Universidade e as escolas públicas, de um discurso de crítica à escola e ao professor para uma fala de valorização desses profissionais, aspecto ressaltado também por uma das supervisoras presentes, cujo depoimento registrou como o Pibid mostra que os professores em exercício têm um papel importante na formação dos futuros docentes.

Programação
A programação do ConEGrad será encerrada nesta sexta-feira, 27. Às 9 horas, a última palestra do evento terá o tema "Caminhos para transformar a docência", com Maria Helena Senger, docente da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba, vinculada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que é especialista na área de Educação em Saúde. Às 14 horas continua a programação de apresentação de trabalhos. Todos os detalhes podem ser conferidos no site do ConEGrad.
26/10/2017
16:00:00
11/11/2017
23:59:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Auditório lotado por professores da UFSCar e da Ed. Básica e licenciandos (Christian Savi - UFSCar)
10202