HU promove mutirão da saúde em Santa Eudóxia

São Carlos
Iniciativa integra ação nacional da Ebserh e vai avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de 150 crianças do distrito
Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Hospital Universitário Dr. Horácio Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) realizará atendimentos no distrito de Santa Eudóxia, com foco especial na área de Pediatria. A iniciativa integra a ação nacional "Ebserh Solidária", promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU, e que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência médica são maiores.

No âmbito dessa ação nacional, o HU-UFSCar vai realizar atendimentos no distrito de Santa Eudóxia, município de São Carlos. O local foi indicado pelo Departamento Regional de Saúde III, de Araraquara, como o distrito que mais carece de atenção à saúde, principalmente na área da infância, pela ausência de um pediatra. De acordo com as necessidades da região e conforme alinhamento com os representantes da saúde local e municipal, o HU vai realizar a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças entre 0 e 3 anos que residem em Santa Eudóxia.

Com um instrumento que rastreia atrasos nos aspectos motor, social, de linguagem/comunicação e no comportamento, serão avaliadas cerca de 150 crianças, incluindo as que estão matriculadas na creche do distrito e outras que foram indicadas pela Unidade Saúde da Família (USF) de Santa Eudóxia, mas que residem em sítios ou localidades mais afastadas. Os pais ou responsáveis pelas crianças serão contatados para autorização e agendamento da avaliação que será realizada entre 8 e 10 de novembro.

Além dos atendimentos, haverá a distribuição de folders que abordam o desenvolvimento infantil. As avaliações serão realizadas na USF de Santa Eudóxia e na creche do distrito.

A ação é organizada pelas gerências de Atendimento à Saúde e de Ensino e Pesquisa do HU-UFSCar e contará com uma equipe de 60 integrantes, entre funcionários do Hospital, docentes e alunos da UFSCar. 

Ação nacional
A ação "Ebserh Solidária" será realizada pelos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, oferecendo milhares de atendimentos em diversas localidades distribuídas nas cinco regiões do País. A expectativa é de atender populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centros urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Serão oferecidos exames e consultas, além de atividades educativas com foco na prevenção de doenças, orientação quanto à violência sexual, métodos contraceptivos, saúde mental, campanha antitabagismo, entre outras. A iniciativa também configura-se como uma oportunidade de aprendizado para alunos de graduação e pós-graduação que atuam na área da Saúde.

Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.
30/10/2017
13:00:00
11/11/2017
23:59:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
HU-UFSCar realiza mutirão da saúde em Santa Eudóxia (Foto: Arquivo CCS/UFSCar)
10207