UFSCar comemora 15 anos das Tertúlias Literárias Dialógicas no Brasil
São Carlos
Projeto integra as atividades do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa, o Niase
O Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar comemorou no dia 10 de novembro os 15 anos do projeto de extensão "Tertúlias Literárias Dialógicas", que inaugurou o programa de extensão "Democratização do conhecimento e do acesso à Educação", ambos executados pelo Núcleo com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade. A celebração aconteceu no 5º Encontro de Tertúlias Literárias Dialógicas de São Carlos e região, que reuniu cerca de 380 pessoas - entre crianças, adolescentes e adultos - que regularmente participam de tertúlias em contextos escolares e não escolares de São Carlos e Araraquara. Na ocasião, as crianças compartilharam, dialogicamente, os trechos mais significativos de "Os Músicos de Bremen" (versão adaptada dos Irmãos Grimm) e os jovens e adultos passagens de "A morta", de Guy de Maupassant, ambos contos clássico da literatura universal.
As tertúlias literárias dialógicas são encontros semanais entre pessoas que queiram, justamente, compartilhar suas leituras de um clássico da literatura universal, a partir dos princípios da aprendizagem dialógica. Nessa concepção de aprendizagem, considera-se que todas as pessoas têm igual direito de acesso a obras que figuram entre as mais bem elaboradas pela Humanidade. O livro é selecionado por consenso entre as pessoas participantes, que, a cada encontro, levam os trechos que consideraram mais significativos. Ao compartilharem reflexões e compreensões que emergiram da leitura, essas pessoas promovem a criação coletiva de novos conhecimentos sobre temas que permeiam a existência humana e, assim, nas tertúlias não é preciso ser especialista para ler, desfrutar e comentar literatura clássica universal.
As tertúlias literárias dialógicas foram criadas na década de 1970, na Escola de Pessoas Adultas de La Verneda-Sant Martí, na Espanha, apoiando-se na concepção de aprendizagem dialógica desenvolvida por Ramón Flecha e colaboradores. Desde então, foram se consolidando, cientificamente, como atuação educativa de êxito, por possibilitarem o alcance de máxima aprendizagem de pessoas de diferentes idades, em contextos escolares e não escolares de diferentes países do mundo. Trazidas ao Brasil em 2002, por Roseli Rodrigues de Mello, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, as tertúlias deram início, inclusive, à criação do NIASE pela professora. Em 2012, foram reconhecidas como Tecnologia Educacional pelo Ministério da Educação (MEC).
Mais informações sobre o NIASE podem ser consultadas no site do Núcleo e, também, pelo e-mail niase.tertulias@gmail.com ou pelo telefone (16) 3351-8277.
As tertúlias literárias dialógicas são encontros semanais entre pessoas que queiram, justamente, compartilhar suas leituras de um clássico da literatura universal, a partir dos princípios da aprendizagem dialógica. Nessa concepção de aprendizagem, considera-se que todas as pessoas têm igual direito de acesso a obras que figuram entre as mais bem elaboradas pela Humanidade. O livro é selecionado por consenso entre as pessoas participantes, que, a cada encontro, levam os trechos que consideraram mais significativos. Ao compartilharem reflexões e compreensões que emergiram da leitura, essas pessoas promovem a criação coletiva de novos conhecimentos sobre temas que permeiam a existência humana e, assim, nas tertúlias não é preciso ser especialista para ler, desfrutar e comentar literatura clássica universal.
As tertúlias literárias dialógicas foram criadas na década de 1970, na Escola de Pessoas Adultas de La Verneda-Sant Martí, na Espanha, apoiando-se na concepção de aprendizagem dialógica desenvolvida por Ramón Flecha e colaboradores. Desde então, foram se consolidando, cientificamente, como atuação educativa de êxito, por possibilitarem o alcance de máxima aprendizagem de pessoas de diferentes idades, em contextos escolares e não escolares de diferentes países do mundo. Trazidas ao Brasil em 2002, por Roseli Rodrigues de Mello, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, as tertúlias deram início, inclusive, à criação do NIASE pela professora. Em 2012, foram reconhecidas como Tecnologia Educacional pelo Ministério da Educação (MEC).
Mais informações sobre o NIASE podem ser consultadas no site do Núcleo e, também, pelo e-mail niase.tertulias@gmail.com ou pelo telefone (16) 3351-8277.
16/11/2017
15:00:00
02/12/2017
23:59:00
Mariana Pezzo
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Mais de 380 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram da comemoração (Foto: NIASE)
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