Livro da EdUFSCar aborda habilidades sociais e competência social
São Carlos
Obra mostra aos leitores como lidar melhor com os desafios interpessoais da vida cotidiana
"Este livro é uma introdução ao campo teórico-prático das habilidades sociais e da competência social, com conteúdo e tarefas de aprendizagem para lidar melhor com os desafios interpessoais de sua vida e, principalmente, para melhorar a qualidade das relações que mantemos com as demais pessoas". É assim que Zilda Aparecida Pereira Del Prette e Almir Del Prette definem o livro "Habilidades sociais e competência social para uma vida melhor", do qual são organizadores. A obra é publicada pela EdUFSCar.
A concepção que permeia a obra é a de competência social, que não se restringe a uma dimensão instrumental de atender a interesses individualistas, mas também contempla uma dimensão ética de respeito aos direitos humanos interpessoais e de atenção às necessidades do outro e do grupo social, em relações que podem ser caracterizadas em termos do "ganha-ganha".
No prefácio, os organizadores destacam que um bom repertório de habilidades sociais orientado pelos pressupostos da competência social é uma conquista diária de cada um e um desafio a pais e educadores. Na proposta do livro, esse desenvolvimento deve articular a compreensão e o exercício de habilidades sociais em tarefas interpessoais, o que envolve também valores de convivência, a automonitoria, o autoconhecimento e o conhecimento do ambiente social.
Ao todo são sete capítulos: O campo das habilidades sociais, conceitos básicos e importância; Classes de habilidades sociais e processos de aprendizagem e ensino; Componentes não verbais e paralinguísticos da competência social; Habilidades sociais empáticas; Habilidades sociais de comunicação e feedback; Habilidades sociais assertivas; e Solução de problemas e conflitos interpessoais. Em cada capítulo são apresentadas tarefas de análise e de prática de habilidades sociais e competência social no contexto das interações sociais.
O livro é destinado ao público em geral e escrito em linguagem acessível a quem queira melhorar suas habilidades para se relacionar melhor com as demais pessoas. Mais informações estão no site da EdUFSCar.
A concepção que permeia a obra é a de competência social, que não se restringe a uma dimensão instrumental de atender a interesses individualistas, mas também contempla uma dimensão ética de respeito aos direitos humanos interpessoais e de atenção às necessidades do outro e do grupo social, em relações que podem ser caracterizadas em termos do "ganha-ganha".
No prefácio, os organizadores destacam que um bom repertório de habilidades sociais orientado pelos pressupostos da competência social é uma conquista diária de cada um e um desafio a pais e educadores. Na proposta do livro, esse desenvolvimento deve articular a compreensão e o exercício de habilidades sociais em tarefas interpessoais, o que envolve também valores de convivência, a automonitoria, o autoconhecimento e o conhecimento do ambiente social.
Ao todo são sete capítulos: O campo das habilidades sociais, conceitos básicos e importância; Classes de habilidades sociais e processos de aprendizagem e ensino; Componentes não verbais e paralinguísticos da competência social; Habilidades sociais empáticas; Habilidades sociais de comunicação e feedback; Habilidades sociais assertivas; e Solução de problemas e conflitos interpessoais. Em cada capítulo são apresentadas tarefas de análise e de prática de habilidades sociais e competência social no contexto das interações sociais.
O livro é destinado ao público em geral e escrito em linguagem acessível a quem queira melhorar suas habilidades para se relacionar melhor com as demais pessoas. Mais informações estão no site da EdUFSCar.
08/12/2017
13:00:00
30/12/2017
23:59:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Livro lançado pela EdUFSCar (Imagem: EdUFSCar/UFSCar)
10315