Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos celebra primeiro ano

São Carlos
UFSCar participa de evento realizado pelo MEC em Brasília
O Ministério da Educação (MEC) realizou, nos dias 5 e 6 de dezembro, em Brasília, encontro para celebrar o primeiro ano do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, iniciativa conjunta com o Ministério da Justiça e Cidadania que já conta com mais de 300 instituições de Ensino Superior signatárias. A UFSCar concluiu sua adesão em agosto deste ano e foi convidada a participar do evento na condição de instituição que já constituiu o Comitê Gestor Local e está na etapa de monitoramento do plano de atividades. A Universidade foi representada pelo dirigente da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), Djalma Ribeiro Júnior.

O objetivo do encontro - que contou com a participação de 88 pessoas, de 46 instituições públicas e 21 privadas - foi ser uma oportunidade de troca de experiências no tema da Educação em Direitos Humanos, a partir da rede instituída pelo Pacto. A programação foi iniciada com mesa de abertura da qual participaram a Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Ivana de Siqueira; o Secretário Adjunto de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, Herbert Barros; e a Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), Maria Inês Fini; além de outros representantes do MEC e de associações de universidades. Em seguida, foram formados cinco grupos de trabalho para debater as ações em andamento nos cinco eixos do Pacto: ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência universitária e comunitária.

Dentre os temas debatidos estiveram as soluções encontradas para a constituição e alocação institucional do Comitê Gestor do Pacto dentro da realidade de cada instituição, e a UFSCar apareceu como referência. "Pudemos compartilhar a experiência da UFSCar, de ter uma estrutura de gestão, a SAADE, vinculada à Reitoria, que lida com as temáticas dos Direitos Humanos, e detalhar o funcionamento da Secretaria em seu esforço de articular, na gestão, o respeito às diversidades e a promoção da equidade. Destacamos também a Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Universidade, aprovada pelo Conselho Universitário em outubro de 2016", conta Ribeiro Júnior.

Ao final do encontro, várias propostas foram construídas em diálogo entre as instituições e o MEC, que serão reunidas em relatório a ser disponibilizado no site do Pacto. Mais informações sobre a adesão e o plano de atividades da UFSCar no âmbito do Pacto estão no Portal da Universidade e no Blog da SAADE.
18/12/2017
16:00:00
16/01/2018
23:59:00
Mariana Pezzo
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Participantes reunidos no evento em Brasília (Foto: Divulgação)
10328