UFSCar e IFSP oferecem formação na área de Pensamento Computacional

Sorocaba
Gratuito e semipresencial, curso é indicado para professores de Ensino Fundamental I
O Departamento de Computação (DComp-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus Itapetininga - está oferecendo à comunidade o curso de formação continuada "Aplicação da BNCC em Atividades de Ensino sobre Pensamento Computacional".

"Inicialmente, a oferta do curso seria de apenas uma turma, com aulas presenciais a serem efetuadas no IFSP Itapetininga. Mas, devido à procura que tivemos, já estamos com inscrições abertas para outra turma, que terá aulas presenciais na UFSCar", explica a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-So) do Campus Sorocaba da Universidade, Suéllen Rodolfo Martinelli, uma das responsáveis pelo curso, juntamente com a professora Tiemi Christine Sakata, do DComp-So.

A iniciativa está inserida no projeto de inclusão digital Computing to You! (C2Y!), do Campus Sorocaba da UFSCar, que busca motivar e viabilizar a execução de atividades que disseminem para a sociedade a criatividade por meio do pensamento computacional. Segundo os organizadores do curso, o pensamento computacional é uma forma de pensar e organizar ideias incluindo um conjunto de habilidades que ajudam na resolução de problemas. Essa competência necessita ser desenvolvida desde cedo nas crianças para que consigam resolver problemas do cotidiano de maneira mais fácil e organizada.

O objetivo do curso é mostrar aos participantes exemplos de atividades e planos de aulas que tratem de relações entre os conteúdos dos componentes curriculares e o pensamento computacional, compreendendo como estimular nas crianças certas habilidades que também fazem parte da Ciência da Computação. O curso é preferencialmente indicado para professores que atuam no Ensino Fundamental I, porém, professores de outros níveis de ensino e estudantes de licenciatura podem participar.

Com certificação total de 130 horas, a formação tem duração de um semestre, é gratuita e semipresencial. As aulas começam em março. Os encontros presenciais são de frequência quinzenal - totalizando oito encontros -, com previsão de ocorrerem às quintas-feiras no período noturno (para a turma de Itapetininga) e aos sábados de manhã (turma de Sorocaba). Os materiais, aulas e outras atividades do curso serão disponibilizados semanalmente via ambiente virtual de ensino.

Inscrições
Para a turma que terá aulas presenciais no Campus Sorocaba da UFSCar, as inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas exclusivamente pelo formulário http://bit.ly/2EQ2Ynj. O período de inscrição vai até 28 de fevereiro. Caso o número de inscritos ultrapasse as 40 vagas oferecidas, os critérios de seleção que serão usados acompanham as descrições dadas no formulário de inscrição. Entre os dias 1º e 2 de março, será realizada a seleção dos inscritos e a primeira aula presencial ocorrerá no dia 3 de março, sábado, das 8h45 até as 12 horas, no Campus Sorocaba.

As aulas da turma do IFSP Itapetininga têm previsão de início para o dia 12 de março, mas o cronograma e demais prazos constarão no edital de extensão do IFSP Itapetininga, que será divulgado nas redes sociais do C2Y! (http://bit.ly/2ESBNIt) e do IFSP (http://bit.ly/2oeaJtP e http://bit.ly/2BDmgdE) - onde também é possível obter mais informações sobre a iniciativa -, e no próprio site do Instituto Federal.

Saiba mais sobre o curso de formação continuada "Aplicação da BNCC em Atividades de Ensino sobre Pensamento Computacional" em vídeo no Youtube.
20/02/2018
13:00:00
03/03/2018
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Crianças desenvolvem criatividade por meio do pensamento computacional (Foto: C2Y!/UFSCar)
10473