Exposição fotográfica revela cotidiano de catadoras de recicláveis

São Carlos
Mostra resulta de pesquisa de mestrado sobre processos educativos de integrantes da cooperativa Acácia, de Araraquara
Está em cartaz na Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da UFSCar a exposição "Reciclando em reciprocidade", com fotografias produzidas por catadoras de materiais recicláveis do município de Araraquara, integrantes da cooperativa Acácia. A mostra está relacionada à pesquisa de mestrado realizada por Conrado Marques da Silva de Checchi, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, na linha de pesquisa "Práticas sociais e processos educativos", sob a orientação de Luiz Gonçalves Junior, docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH).

Para a realização da pesquisa - intitulada "Mulheres catadoras fotografando o mundo-vida, revelando processos educativos" e defendida no último dia 23 -, de Checchi deixou câmeras fotográficas com sete catadoras durante cerca de um mês, para que produzissem imagens a partir de questão assim formulada: "O que é isto: coleta seletiva em sua vida?". Depois, cada catadora escolheu três imagens, a partir das quais foram realizadas entrevistas individuais e rodas de conversa. O objetivo foi o desvelamento de processos educativos elaborados entre as catadoras na atividade de coleta realizada porta a porta nas residências de Araraquara, ou seja, na prática social da coleta seletiva solidária.

O trabalho constituiu uma pesquisa qualitativa, realizada na perspectiva teórico-metodológica da Fenomenologia. "Para a compreensão dos significados atribuídos às imagens, da razão de ser de cada fotografia, a minha convivência com as catadoras foi fundamental, para que eu pudesse inclusive compreender o contexto e identificar o que era anunciado pelos diferentes olhares particulares", afirma o pesquisador. A partir de todo esse processo, foram criadas três categorias, relacionadas aos processos vividos que levaram as mulheres à coleta seletiva solidária; às relações das catadoras com as comunidades em que atuam; e à troca de experiências e ao compartilhamento de saberes no interior do grupo de catadoras.

Na exposição, além das fotografias, estão frases das fotógrafas e objetos usados no trabalho diário, como a sacola de ráfia onde os recicláveis são coletados, o uniforme da cooperativa e equipamentos de proteção, como botas e luvas. A mostra pode ser conferida até o final do mês de março, na UEIM, que fica na área Sul do Campus São Carlos, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h45 e das 13 horas às 16h45.
27/02/2018
14:30:00
31/03/2018
23:59:00
Mariana Pezzo
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Catadoras e o pesquisador no dia da defesa de mestrado (Foto: Mariana Pezzo - CCS/UFSCar)
10493