UFSCar lança Ano da Inteligência Coletiva e da Complexidade

São Carlos
Evento de lançamento acontece no dia 19 de abril. Programação aceita sugestões
No dia 19 de abril, a partir das 14 horas, acontece o evento de lançamento oficial do Ano da Inteligência Coletiva e da Complexidade em São Carlos, a ser celebrado ao longo de 2018. O propósito da efeméride é difundir os conceitos e métodos da inteligência coletiva e de complexidade, cuja associação é compreendida pelos proponentes como uma abordagem adequada ao entendimento da nossa realidade atual e à busca de soluções para os problemas gerados por essa realidade. A iniciativa é de Paulo César de Camargo, Professor Sênior no Departamento de Física, e de Sérgio Mattos, docente no Departamento de Hidrobiologia da UFSCar, mas a ideia é que novas atividades sejam propostas para integrar a programação.

No evento de lançamento, após uma mesa de abertura, será feita a apresentação do projeto e, em seguida, José Roberto Castilho Piqueira, Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), da qual foi Diretor até março deste ano, profere a palestra "Medidas de complexidade em séries temporais". Piqueira coordenou o projeto de criação do curso de Engenharia da Complexidade na Escola Politécnica, que começará a ser oferecido em 2019. Depois da palestra, a partir das 16 horas, o espaço estará aberto à proposição de atividades para o Ano. Não é obrigatória inscrição para participar, mas, para recebimento de certificado, ela pode ser feita em formulário eletrônico. Também está disponível formulário específico para a apresentação de sugestões. O evento de lançamento acontece no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

No projeto, uma iniciativa já em andamento é o curso de extensão "Sistemas complexos e inteligência coletiva: uma nova cultura científica para compreender questões do nosso cotidiano" (oferecido no formado de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - Aciepe). Também há uma programação prevista de palestras de pesquisadores que atuam com recursos de inteligência coletiva e complexidade e cursos presenciais e/ou a distância abordando a temática, além do mapeamento de pesquisadores, atividades e material bibliográfico disponível em São Carlos e do estabelecimento de parcerias no Brasil e no exterior. Mais informações podem ser obtidas na página do projeto no Facebook, no Twitter ou pelo e-mail 2018complexidadesanca@gmail.com.

A proposição do Ano da Inteligência Coletiva e da Complexidade em São Carlos parte também da constatação de que a cidade se encontra em situação privilegiada, com oportunidade de enfrentar com excelência os grandes desafios para o desenvolvimento humano, explorando novas possibilidades cognitivas resultantes de disponibilidade de grande quantidade e diversidade de dados, informações e conhecimento nas mais diferentes áreas do saber, com implicações sociais e ambientais significativas que, na compreensão dos organizadores, permitirão responder a uma questão essencial: como sermos beneficiários da tecnologia atual para melhorar nosso nível de inteligência coletiva na construção de uma sociedade melhor? Outros subsídios à proposta podem ser conferidos em texto de referência do projeto.
09/04/2018
14:30:00
20/04/2018
23:59:00
Mariana Pezzo
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Palestrante coordenou projeto de criação do curso de Engenharia da Complexidade (Divulgação)
10607