BCo promove divulgação de Literatura e Ciência junto ao público infantil
São Carlos
Alunos de escolas públicas estiveram na UFSCar para contação de histórias, aprendizados científicos e plantação de mudas
De 24 a 26 de abril, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Hymenoptera Parasitoides (Hympar), promoveu atividades de divulgação científica e de literatura para alunos entre 9 e 10 anos de duas escolas públicas da cidade de São Carlos: a Escola Municipal "Dalila Galli" e a Escola Estadual "Professor Andrelino Vieira". A iniciativa marcou a comemoração do Dia do Livro Infantil, celebrado em 18 abril, juntamente com a data de nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Em homenagem à Lobato, a programação incluiu contação de histórias lúdicas, com a participação de personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, como Dona Benta, Emília e Visconde de Sabugosa.
A ação deu continuidade à parceria da BCo com o Hympar, coordenado pela professora Angélica Maria Penteado-Dias, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) da UFSCar, e objetivou divulgar o trabalho do Instituto, a partir de uma das obras de Lobato. Nesse sentido, a atividade abordou um episódio no qual Narizinho é ferroada por uma vespa ao experimentar jabuticabas. Por meio do tema da história, o grupo de pesquisa - estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado do Laboratório de Estudos do Hymenoptera Parasitoides - realizou uma exposição sobre Biologia, Morfologia e sobre pesquisas feitas com um grupo de vespas que não ferroam e que desempenham papel importante no equilíbrio ambiental.
"Nós introduzimos aos alunos o conceito de biodiversidade e do papel ecológico dos insetos, esclarecendo as características biológicas e ecológicas dos diferentes grupos de vespas, ressaltando o seu papel para os estudos da biodiversidade brasileira. Apresentamos, também, amostras de material biológico referentes ao tema, filmes, cartazes e material de campo e de laboratório utilizados pelos pesquisadores que trabalham com esses grupos de insetos. Assim, mostramos aos alunos que esses animais são muito importantes e podem contribuir com o controle biológico de pragas agrícolas", explica Penteado-Dias.
A atividade foi considerada positiva pelos alunos. Por exemplo, Ana Clara de Oliveira Silva, de 9 anos, destacou: "Aprendi muitas coisas legais sobre as vespas, o seu funcionamento e como botam ovos. Nunca tinha vindo à UFSCar e quero voltar mais vezes para ler aqui. Foi uma experiência interessante e contarei o que aprendi aos meus pais e familiares".
De acordo com Penteado-Dias, a iniciativa foi além da pesquisa que o Hympar desenvolve nos laboratórios. "Levamos às crianças um pouco da nossa experiência, associada a dos contadores de histórias e dos funcionários da BCo. Queremos contribuir para que se reforce, cada vez mais, o papel importante de nossa Biblioteca Comunitária como centro de divulgação de conhecimento para a comunidade universitária e para a sociedade em geral", afirma a pesquisadora.
Segundo Marcelo José Araújo, do Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo, a diversidade de ações que ocorreram na BCo junto o público infantil fortalece o papel comunitário da Biblioteca. "Nós pudemos incentivar a leitura de uma maneira lúdica, além de expandir o conhecimento sobre ciência por meio de uma linguagem simples e direta. A divulgação científica e o incentivo à leitura são ações que, além de auxiliarem no aprendizado das crianças, demonstram que a BCo tem um papel de integrar a comunidade de São Carlos à Universidade", ressalta ele.
Ao final das atividades, os estudantes receberam quebra-cabeça, livro e marcador de páginas sobre a história contada. Além disso, cada uma das turmas de alunos plantou uma muda de jabuticabeira no Campus São Carlos da UFSCar como forma prática de entender a importância da preservação da biodiversidade brasileira.
Saiba mais sobre a iniciativa em matéria publicada também pela TV UFSCar:
A ação deu continuidade à parceria da BCo com o Hympar, coordenado pela professora Angélica Maria Penteado-Dias, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) da UFSCar, e objetivou divulgar o trabalho do Instituto, a partir de uma das obras de Lobato. Nesse sentido, a atividade abordou um episódio no qual Narizinho é ferroada por uma vespa ao experimentar jabuticabas. Por meio do tema da história, o grupo de pesquisa - estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado do Laboratório de Estudos do Hymenoptera Parasitoides - realizou uma exposição sobre Biologia, Morfologia e sobre pesquisas feitas com um grupo de vespas que não ferroam e que desempenham papel importante no equilíbrio ambiental.
"Nós introduzimos aos alunos o conceito de biodiversidade e do papel ecológico dos insetos, esclarecendo as características biológicas e ecológicas dos diferentes grupos de vespas, ressaltando o seu papel para os estudos da biodiversidade brasileira. Apresentamos, também, amostras de material biológico referentes ao tema, filmes, cartazes e material de campo e de laboratório utilizados pelos pesquisadores que trabalham com esses grupos de insetos. Assim, mostramos aos alunos que esses animais são muito importantes e podem contribuir com o controle biológico de pragas agrícolas", explica Penteado-Dias.
A atividade foi considerada positiva pelos alunos. Por exemplo, Ana Clara de Oliveira Silva, de 9 anos, destacou: "Aprendi muitas coisas legais sobre as vespas, o seu funcionamento e como botam ovos. Nunca tinha vindo à UFSCar e quero voltar mais vezes para ler aqui. Foi uma experiência interessante e contarei o que aprendi aos meus pais e familiares".
De acordo com Penteado-Dias, a iniciativa foi além da pesquisa que o Hympar desenvolve nos laboratórios. "Levamos às crianças um pouco da nossa experiência, associada a dos contadores de histórias e dos funcionários da BCo. Queremos contribuir para que se reforce, cada vez mais, o papel importante de nossa Biblioteca Comunitária como centro de divulgação de conhecimento para a comunidade universitária e para a sociedade em geral", afirma a pesquisadora.
Segundo Marcelo José Araújo, do Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo, a diversidade de ações que ocorreram na BCo junto o público infantil fortalece o papel comunitário da Biblioteca. "Nós pudemos incentivar a leitura de uma maneira lúdica, além de expandir o conhecimento sobre ciência por meio de uma linguagem simples e direta. A divulgação científica e o incentivo à leitura são ações que, além de auxiliarem no aprendizado das crianças, demonstram que a BCo tem um papel de integrar a comunidade de São Carlos à Universidade", ressalta ele.
Ao final das atividades, os estudantes receberam quebra-cabeça, livro e marcador de páginas sobre a história contada. Além disso, cada uma das turmas de alunos plantou uma muda de jabuticabeira no Campus São Carlos da UFSCar como forma prática de entender a importância da preservação da biodiversidade brasileira.
Saiba mais sobre a iniciativa em matéria publicada também pela TV UFSCar:
26/04/2018
13:00:00
19/05/2018
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Atividade incluiu contação de história de Monteiro Lobato (Foto: Adriana Arruda - CCS)
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