"Infância e Pós-estruturalismo" será lançado na UFSCar no dia 26/5
Evento de lançamento do livro acontece no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas, às 17 horas
O livro "Infância & Pós-estruturalismo", organizado por Anete Abramowicz, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar; e Gabriela Tebet, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicado pela Editora Porto de Ideias, será lançado no próximo dia 26 de maio, no Campus São Carlos da UFSCar.
A obra foi construída a partir de um seminário internacional, durante o qual pesquisadores se propuseram a pensar a infância a partir de autores da Filosofia da Diferença, entre eles Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault e Gilbert Simondon. Assim, o livro apresenta esforços para pensar o universo infantil, abrindo possibilidades de ação com as crianças e aprendendo com elas.
Cada artigo incluso na obra se propõe a discutir o tema sob a perspectiva da diferença. "A professora Liselotte Olsen, por exemplo, propõe uma prática pedagógica na Educação Infantil a partir desta filosofia, cuja prática ganhou um prêmio europeu pela excelência do trabalho pedagógico, e cujo artigo traduzido em Português é o primeiro publicado no Brasil. Também há artigo sobre os ingovernáveis, sobre a geografia da infância, ou seja, pensamos infância, não na chave psicológica, seja do desenvolvimento ou comportamento, mas infância como uma experiência social e temporal que atravessa também os adultos, e logicamente as crianças", explica Abramowicz.
O lançamento, aberto ao público, tem início às 17 horas, no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), que fica no edifício de aulas teóricas AT2, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site da Editora.
A obra foi construída a partir de um seminário internacional, durante o qual pesquisadores se propuseram a pensar a infância a partir de autores da Filosofia da Diferença, entre eles Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault e Gilbert Simondon. Assim, o livro apresenta esforços para pensar o universo infantil, abrindo possibilidades de ação com as crianças e aprendendo com elas.
Cada artigo incluso na obra se propõe a discutir o tema sob a perspectiva da diferença. "A professora Liselotte Olsen, por exemplo, propõe uma prática pedagógica na Educação Infantil a partir desta filosofia, cuja prática ganhou um prêmio europeu pela excelência do trabalho pedagógico, e cujo artigo traduzido em Português é o primeiro publicado no Brasil. Também há artigo sobre os ingovernáveis, sobre a geografia da infância, ou seja, pensamos infância, não na chave psicológica, seja do desenvolvimento ou comportamento, mas infância como uma experiência social e temporal que atravessa também os adultos, e logicamente as crianças", explica Abramowicz.
O lançamento, aberto ao público, tem início às 17 horas, no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), que fica no edifício de aulas teóricas AT2, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site da Editora.
24/05/2018
13:00:00
16/06/2018
23:59:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Evento de lançamento tem início às 17 horas. (Imagem: Reprodução)
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