MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade busca parceria com Crea-SP

Sorocaba, São Carlos
Curso está com inscrições abertas até 31 de julho; aulas começam no segundo semestre
A coordenação do curso de Master in Business Administration (MBA) em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, oferecido pelo Campus Sorocaba da UFSCar, está buscando uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP). O objetivo é ampliar as possibilidades de atuação dos alunos concluintes na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. "O início das tratativas deveu-se à demanda dos alunos sobre a possibilidade de habilitação de atribuições profissionais adicionais junto às suas entidades, como o Crea. Atualmente a parceria está em análise junto a esse Conselho, na Regional de Sorocaba", explica o vice-coordenador do curso, Luiz Carlos de Faria, docente do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So). Caso o parecer do Crea seja favorável, além do certificado já registrado junto à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, reconhecido em todo território nacional, os alunos poderão solicitar ao Crea a anotação em seu registro de habilitações profissionais adicionais.

O curso teve início em 2013 e já formou três turmas; seu objetivo é capacitar profissionais no planejamento, gerenciamento e aprimoramento de gestão das organizações com foco na responsabilidade socioambiental, considerando simultaneamente questões ambientais, sociais e econômicas. "A Gestão Ambiental é um sistema de administração com ênfase na sustentabilidade, suas práticas e métodos, visando reduzir ao máximo o impacto ambiental negativo das atividades sobre os recursos da natureza", detalha Faria.

Entre as frentes de atuação, o concluinte do MBA pode atuar no uso de recursos naturais de forma racional, na aplicação de métodos que visem à manutenção da biodiversidade e na adoção e aperfeiçoamento de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos como, por exemplo, recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador etc. Outra possibilidade de atuação é no tratamento, reutilização ou reciclagem da água e esgoto e outros recursos naturais dentro do processo produtivo bem como na criação de produtos e sistemas que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental negativo. Além disso, o egresso estará apto a realizar o treinamento de colaboradores e fornecedores sobre o sistema de sustentabilidade das instituições.

Inscrições
O MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade é um curso semipresencial, com 364 horas-aula e duração de 18 meses. As aulas presenciais serão ministradas em sábados alternados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no Campus Sorocaba da UFSCar.

O público-alvo é formado por profissionais das Engenharias, Arquitetura, Biologia, Administração e áreas afins, que já se encontram no mercado, sejam em empresas públicas ou privadas, autônomos e os recém-graduados que buscam novas oportunidades. Para os que já se encontram no mercado, o MBA é uma possibilidade de aprimorar seus conhecimentos e melhorar o desenvolvimento de suas atividades. É também uma oportunidade, aos recém-graduados, de interagir com profissionais de diferentes setores e aumentar suas chances de empregabilidade.

O curso oferece disciplinas como Tópicos em Economia, Certificação e licenciamento ambiental, Planejamento ambiental participativo, Gestão de recursos, Gestão de projetos e negócios, etc. O corpo docente é formado por professores doutores da UFSCar que atuam na área de Sustentabilidade, além de especialistas e profissionais com reconhecida competência no setor.

As inscrições no processo seletivo devem ser feitas pelo site www.mbagas.ufscar.br até o dia 31 de julho. A seleção é composta por entrevista com os candidatos. Mais informações sobre o curso também estão no site www.mbagas.ufscar.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail mbagas@ufscar.br ou pelo WhatsApp (15) 99657-3017.
19/07/2018
13:00:00
04/08/2018
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Alunos durante apresentação de trabalhos de conclusão de curso em formato de pôster (Foto: Acervo)
10812