UFSCar oferece curso sobre Raciocínio Computacional para professores
São Carlos
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de agosto
Até o dia 6 agosto, está aberto o período de inscrição para o curso de extensão "Formação de professores para apropriação didático-pedagógica do Raciocínio Computacional", promovido pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), ambos da UFSCar. O curso é destinado a professores da Educação Básica pública ou privada - ensinos Infantil, Fundamental e Médio -, bem como a estudantes das licenciaturas.
O objetivo é capacitar docentes - em exercício ou em formação - para uso pedagógico das habilidades do Raciocínio Computacional (RC) em suas atividades didáticas. Assim, a iniciativa visa promover um espaço virtual formativo e colaborativo para que os participantes possam trabalhar aspectos de RC com professores que tenham diferentes experiências. "Nesta proposta, procuramos compreender como a Ciência da Computação pode se articular com a escola, e entender quais mudanças a tecnologia pode provocar na postura metodológica interdisciplinar do professor e na percepção dos estudantes. Esperamos que os resultados das ações tenham impacto nas atividades de ensino dos professores em formação e dos professores experientes ou em início de carreira", explica Cármen Lúcia Brancaglion Passos, docente do DTPP e responsável pelo curso, juntamente com Ecivaldo Matos, professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O conteúdo programático envolve temas como "Introdução às abordagens epistemológicas e metodológicas da computação escolar"; "Conceito e habilidades do Raciocínio Computacional"; "Conceito da Computação Desplugada Interdisciplinar"; "Oficina de Raciocínio Computacional"; dentre outros. A expectativa é que os participantes sejam capazes de compreender o que é RC e como integrá-lo como mais um recurso à sua prática didática.
Com carga horária de 60 horas, a atividade será realizada entre agosto e novembro de 2018, com aulas presenciais e o uso de ambiente virtual de aprendizagem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online. Após o envio da ficha de inscrição, a organização do curso entrará em contato com as pessoas interessadas para mais informações. O início das aulas está previsto para o dia 16 de agosto, às 19 horas, na sala 30 do edifício de aulas teóricas AT8, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.
O curso de extensão "Formação de professores para apropriação didático-pedagógica do raciocínio computacional" é desenvolvido também em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital, vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística da UFBA. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails carmen@ufscar.br ou ecivaldo@ufba.br.
O objetivo é capacitar docentes - em exercício ou em formação - para uso pedagógico das habilidades do Raciocínio Computacional (RC) em suas atividades didáticas. Assim, a iniciativa visa promover um espaço virtual formativo e colaborativo para que os participantes possam trabalhar aspectos de RC com professores que tenham diferentes experiências. "Nesta proposta, procuramos compreender como a Ciência da Computação pode se articular com a escola, e entender quais mudanças a tecnologia pode provocar na postura metodológica interdisciplinar do professor e na percepção dos estudantes. Esperamos que os resultados das ações tenham impacto nas atividades de ensino dos professores em formação e dos professores experientes ou em início de carreira", explica Cármen Lúcia Brancaglion Passos, docente do DTPP e responsável pelo curso, juntamente com Ecivaldo Matos, professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O conteúdo programático envolve temas como "Introdução às abordagens epistemológicas e metodológicas da computação escolar"; "Conceito e habilidades do Raciocínio Computacional"; "Conceito da Computação Desplugada Interdisciplinar"; "Oficina de Raciocínio Computacional"; dentre outros. A expectativa é que os participantes sejam capazes de compreender o que é RC e como integrá-lo como mais um recurso à sua prática didática.
Com carga horária de 60 horas, a atividade será realizada entre agosto e novembro de 2018, com aulas presenciais e o uso de ambiente virtual de aprendizagem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online. Após o envio da ficha de inscrição, a organização do curso entrará em contato com as pessoas interessadas para mais informações. O início das aulas está previsto para o dia 16 de agosto, às 19 horas, na sala 30 do edifício de aulas teóricas AT8, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.
O curso de extensão "Formação de professores para apropriação didático-pedagógica do raciocínio computacional" é desenvolvido também em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital, vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística da UFBA. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails carmen@ufscar.br ou ecivaldo@ufba.br.
25/07/2018
13:00:00
18/08/2018
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Atividades do curso de extensão acontecem no Campus São Carlos da UFSCar (Foto: CCS/UFSCar)
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