Curso de extensão aborda sistemas complexos e inteligência coletiva

São Carlos
Iniciativa integra programação do Ano da Inteligência Coletiva e da Complexidade em São Carlos
A UFSCar oferecerá neste segundo semestre de 2018 mais uma edição do curso de extensão "Sistemas Complexos e Inteligência Coletiva: uma nova cultura científica para compreender questões do nosso cotidiano", na modalidade de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe), com participação aberta a todas as pessoas interessadas. As inscrições, para as pessoas que não são estudantes de graduação da UFSCar, podem ser feitas por meio de formulário online de 26 de julho a 2 de agosto. Já estudantes de graduação devem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), no período de ajuste de inscrições em atividades (previsto no calendário acadêmico também para 2/8). São 50 vagas no total, sendo 20 para estudantes e 30 para as demais pessoas interessadas. Caso haja mais pessoas interessadas do que vagas, estas serão distribuídas pela ordem de inscrição.

A Aciepe integra o projeto "2018: Ano da Inteligência Coletiva e da Complexidade em São Carlos", que tem o objetivo de difundir os conceitos e métodos da inteligência coletiva e de complexidade, cuja associação é compreendida pelos proponentes como uma abordagem adequada ao entendimento da nossa realidade atual e à busca de soluções para os problemas gerados por essa realidade. O curso, nesse contexto, pretende proporcionar às pessoas participantes fundamentação teórico-conceitual e instrumentos práticos que permitam a valorização do conhecimento, a interação com pesquisadores de várias áreas e a utilização de ferramentas computacionais de forma simples e objetiva. Dentre os temas previstos estão "Dinâmica e Caos"; "Informação, Ordem e Aleatoriedade"; "Modelos de cooperação"; "Redes"; dentre outros.

Os encontros do curso acontecerão no Campus São Carlos da UFSCar, de 14 de agosto a 11 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 8 às 12 horas. A coordenação é de Paulo César de Camargo, Professor Sênior no Departamento de Física (DF), e de Sérgio Henrique Vannnucchi Leme de Mattos, docente no Departamento de Hidrobiologia (DHb) da UFSCar, com colaboração dos também docentes da UFSCar Francis de Morais Franco Nunes (do Departamento de Genética e Evolução - DGE) e Luzia Sigoli Fernandes Costa (do Departamento de Ciência da Informação - DCI). Mais informações podem ser obtidas na página do projeto no Facebook, no Twitter ou pelo e-mail 2018complexidadesanca@gmail.com.
25/07/2018
16:00:00
04/08/2018
23:59:00
Mariana Pezzo
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Complexidade e inteligência coletiva ajudam na busca de soluções para problemas atuais (Pixabay)
10824