Fórum Ambiental de Angatuba divulga planejamento para o próximo ano

Lagoa do Sino
Terceira edição do encontro também projetou cenários ideais para 2028
A Comissão Organizadora do III Fórum Ambiental de Angatuba - que foi realizado no dia 9 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 5/6) - está divulgando a síntese dos debates realizados no evento, organizada como planejamento de ações organizadas nos quatro temas centrais do Fórum, que funcionaram como disparadores do trabalho em três grupos que refletiram sobre o futuro ideal para a cidade de Angatuba em 2028: Biodiversidade, Água, Alimentação e Educação Ambiental. Para cada ação, o documento estabelece também a estratégia de realização, pessoas e instituições participantes, responsável e os resultados previstos para o período até o próximo Fórum (em 2019) e, também, para 2028, horizonte do exercício realizado.

A terceira edição do Fórum Ambiental de Angatuba teve a participação de mais de 300 pessoas interessadas nas questões ambientais do Município e sua região, dentre as quais 50 integrantes da comunidade do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, que organiza o Fórum em parceria com o grupo Eco Road; a Estação Ecológica de Angatuba; a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Itapetininga; integrantes da comunidade do campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp); as escolas estaduais do Município, Ivens Vieira e Professor Orestes Óris de Albuquerque; e a escola particular Planeta. A programação teve palestras durante a manhã e, no período da tarde, foi realizada a dinâmica que resultou no planejamento que está sendo divulgado agora.

Dentre as ações propostas, há aquelas compreendidas como "unidades de referência", que são projetos piloto cujos resultados podem gerar experiência e aprendizado que permitam sua expansão para outras áreas. No tema da Biodiversidade, por exemplo, está prevista a realização de um piloto de arborização urbana no entorno da Escola Municipal Prof.ª Maria Inez dos Santos, na Vila Ribeiro, que deverá depois ser estendido para outras escolas e espaços do Município. No tema Água, uma nascente do Ribeirão dos Mineiros deverá ser inicialmente selecionada para recuperação ambiental e, em relação ao tema Alimentação, deverão ser concretizados projetos pilotos de hortas comunitárias e escolares. O conjunto completo de ações pode ser conferido no documento divulgado pela Comissão Organizadora, que convida toda a comunidade a apoiar a implantação dessas unidades de referência, em parceria com o poder público e a iniciativa privada.
29/08/2018
15:00:00
29/09/2018
23:59:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Plateia do III Fórum Ambiental, que recebeu 300 pessoas (Foto: Divulgação)
10905