UFSCar e Ecofalante promovem sessões de cinema com temática ambiental

Lagoa do Sino
Exibições dos filmes seguidas de rodas de conversa acontecerão em Campina do Monte Alegre
O Campus Lagoa do Sino da UFSCar em parceria com a Ecofalante (ONG socioambiental fundada em 2003 que atua nas áreas da Cultura - em especial com cinema - e da Educação) promoverá exibições de filmes gratuitas no município de Campina do Monte Alegre durante os meses de setembro e outubro. As sessões com obras da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental contarão com a presença de docentes e estudantes do Campus e moradores da cidade.

Para Alice Miguel de Paula Peres, professora do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFSCar e coordenadora do projeto, o objetivo é levar produções audiovisuais para mais perto da população. "Queremos muito que os moradores da cidade participem, assim criamos um formato mais informal para as exibições e os debates, que estamos chamando de rodas de conversa. Esse também é um caminho para criar vínculos entre os moradores da região e a Universidade e acolher o cidadão comum, especialmente os jovens, com atividades culturais e reflexivas", explica a docente.

Peres afirma que a Mostra Ecofalante é composta por produções cinematográficas de todo o mundo que não estão disponíveis nos veículos de comunicação convencionais e que, a partir delas, é possível debater diversos temas que afligem a sociedade contemporânea. "Compartilhar essa oportunidade com os moradores locais também é papel da Universidade. No Campus Lagoa do Sino, que iniciou suas atividades em 2014, essa iniciativa produz vitalidade e fortalece a sua consolidação levando em conta seus pilares norteadores. A preocupação com o desenvolvimento territorial, com a segurança alimentar e com a agricultura familiar estão presentes na gênese e execução do projeto do Campus e, de certa forma, esses são temas que aparecerão nos documentários que serão exibidos na cidade e que são de interesse do conjunto da população", defende ela.

As sessões serão realizadas às terças-feiras, sempre às 19 horas, na Casa do Saber em Campina do Monte Alegre, de acordo com a seguinte programação: 4/9, com a exibição de "Todo o Tempo do Mundo"; 18/9, com o filme "A Escala Humana"; no dia 2/10 é a vez do filme "Submissão"; 16/10, com "Dedo na Ferida"; e, para finalizar, em 30/10 estará em cartaz "Terras Brasileiras". A entrada é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas. 

A Mostra Ecofalante tem apoio do Instituto Clima e Sociedade, Tigre e Instituto Carlos Roberto Hansen, Kimberly Clark, White Martins e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Cultura.
29/08/2018
13:00:00
31/10/2018
23:59:00
Tiago Santi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Atividades serão às terças-feiras, durante os meses de setembro e outubro (Imagem: Reprodução)
10911