UFSCar realiza oficina sobre Saúde Mental no Campus Lagoa do Sino

Lagoa do Sino
Atividade contou com a participação de 70 profissionais das áreas da Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura
No dia 24 de agosto, foi realizada no Campus Lagoa do Sino da UFSCar oficina sobre Saúde Mental, para profissionais da própria Universidade e das redes de Atenção Psicossocial (RAPs) dos municípios de Campina do Monte Alegre e Angatuba. A atividade faz parte do projeto de extensão "Assessoria para a criação e acompanhamento da política de Saúde Mental da UFSCar, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)", que é fruto de uma atuação mais ampla da Instituição no que se refere à promoção da Saúde Mental na comunidade universitária. 

O projeto tem como objetivos a aproximação entre a rede assistencial da UFSCar e as das cidades onde existem campi da Universidade, para a construção das linhas de cuidados em continuidade às RAPs; a potencialização do diálogo contínuo entre os atores que possam promover, em curto, médio e longo prazos, a criação de dispositivos de gestão e de cuidado, de acordo com a realidade e a necessidade de cada município; e a capacitação dos gestores e trabalhadores da UFSCar e das RAPs. 

A atividade contou com a assessoria de Manuel Desviat, psiquiatra e pesquisador espanhol, que foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dirigiu e assessorou processos de reforma psiquiátrica na Espanha e na América Latina. 

A oficina teve, aproximadamente, 70 participantes, entre servidores da UFSCar e do Instituto Federal de Itapetininga e profissionais das áreas da Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura dos municípios de Campina do Monte Alegre e Angatuba. O projeto propõe a realização de outros encontros até 2020. 

A TV UFSCar também cobriu o evento. A reportagem pode ser conferida neste link.
05/09/2018
13:00:00
22/09/2018
23:59:00
Tiago Santi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Oficina reuniu profissionais para pensar sobre cuidado em Saúde Mental (Foto: Tiago Santi)
10925