Campus Araras realiza palestra acessível sobre surdez

Araras
Evento é gratuito, aberto ao público e contará com palestrantes surdos e intérpretes de Libras/Português
No dia 21 de setembro, o Campus Araras da UFSCar sedia a palestra "Ser surdo é...", que faz parte do "5º Dia do Surdo: Libras no Campus Araras". A atividade faz referência também ao "Dia Nacional do Surdo", comemorado em 26 de setembro.

Segundo dados do Governo Federal, existem no Brasil mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, sendo que desse total 20% são completamente surdas. Para promover a inclusão social das pessoas surdas, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como a segunda Língua oficial do País, por meio da Lei nº 10.436 de 2002. Apesar disso, ainda é praticamente desconhecida por milhões de brasileiros, dificultando o dia a dia das pessoas que tem algum grau de deficiência auditiva, seja no ambiente de trabalho, na escola ou até mesmo na família.

Nesse contexto, a atividade no Campus Araras pretende colaborar com a conscientização sobre a importância da inclusão social dos surdos e no combate ao preconceito. Para a professora Samantha Camargo Daroque, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) e responsável pela organização do evento, "a proposta é promover o contato entre surdos e ouvintes, para o compartilhamento de culturas e Línguas; além disso, visa compartilhar conhecimentos entre a Universidade, a comunidade e as escolas".  

Daroque possui ampla experiência na área da Surdez com ênfase em educação de surdos, inclusão, ensino, tradução e interpretação de Libras. Para ela, também é fundamental a participação dos estudantes das licenciaturas no evento pois, como futuros professores, deverão contribuir com a educação das pessoas surdas e com a popularização da Libras.

A palestra terá a participação de Thaís Abreu, surda brasileira, professora e mestranda pela UFSCar, e Jason Nichols, surdo americano, assistente social e professor da Língua de Sinais Americana (ASL) e de Libras. Eles abordarão suas histórias de vida e falarão sobre cultura surda, educação, mercado de trabalho e convivência em sociedade, considerando os aspectos da acessibilidade. A palestra é acessível e contará com os intérpretes de Libras/Português da UFSCar, Joyce Souza e Anderson Marques.

O encontro acontece no Anfiteatro do Centro de Ciências Agrárias (CCA), das 19 às 21 horas. As inscrições serão realizadas no próprio local, a partir das 18h30. O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.
19/09/2018
13:00:00
22/09/2018
23:59:00
Janaína Felisberto
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Evento visa colaborar com a inclusão de pessoas surdas (Foto: Arquivo pessoal)
10968