UFSCar sedia IV Simpósio de Desenvolvimento Infantil

São Carlos
Submissão de resumos pode ser feita até o dia 30 de setembro
Até o dia 30 de setembro, está aberto o período de submissão de resumos ao IV Simpósio de Desenvolvimento Infantil (SDI), que acontece nos dias 19, 20 e 22 de outubro no Campus São Carlos da UFSCar. A iniciativa tem como foco principal a discussão sobre o papel das interações entre genética e ambiente no desenvolvimento infantil. O evento, realizado a cada dois anos, é voltado a pesquisadores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema. Estão sendo recebidos trabalhos na área do Desenvolvimento Infantil relacionados a pesquisas concluídas ou em andamento. O envio dos resumos deve ser feito pelo site, onde também estão disponíveis as normas e os critérios de avaliação.

Ao longo dos dias, o Simpósio terá atividades com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que vêm contribuindo para o avanço da ciência do desenvolvimento humano e, em especial, explorando novas frentes de pesquisa na área. No dia 19/10, haverá duas conferências - "Princípios biológicos do desenvolvimento embriofetal humano" e "Efeitos do álcool e do Zika vírus no desenvolvimento pré-natal", que serão ministradas, respectivamente, pelas geneticistas Débora Gusmão, professora do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, e Lavínia Schuler Faccini, do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No segundo dia, 20/10, haverá conferências que visam discutir possibilidades de intervenção comportamental direcionadas a indivíduos diagnosticados com o Transtorno de Espectro Autista (TEA). A primeira palestra, intitulada "Intervenção comportamental precoce e intensiva com crianças com autismo por meio da capacitação de cuidadores", será proferida por Camila Gomes, professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) de Belo Horizonte. Na sequência, André Varella, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), tratará das estratégias recentes para o ensino de linguagem a crianças com autismo.

Por fim, em 22/10, no período da manhã, David Moore, docente e pesquisador do Pitzer College e da Claremont Graduate University e diretor do Developmental Sciences Program, da National Science Foundation, falará sobre Epigenética Comportamental e o papel de processos de desenvolvimento sobre a geração de todos os fenótipos; e, no período da tarde, Moore apresentará dados de pesquisas recentes, conduzidas em seu laboratório, sobre habilidades de rotação mental em bebês. Em 19 e 20/10, também haverá sessões de painéis. A programação completa está disponível no site do Simpósio.

As atividades acontecem entre 8h30 e 17h30, no auditório do Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE), localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As inscrições devem ser feitas pelo site e as vagas são limitadas. Há desconto na taxa para inscrições realizadas até o dia 29 de setembro.

O IV Simpósio de Desenvolvimento Infantil é uma iniciativa dos programas de pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) e de Educação Especial (PPGEEs), da UFSCar, e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais informações estão disponíveis no site e na página do evento no Facebook.
20/09/2018
13:00:00
13/10/2018
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Submissão de resumos para o Simpósio de Desenvolvimento Infantil vai até 30/9 (Imagem: Reprodução)
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