Workshop em Ciência dos Materiais promove integração de pesquisadores

Sorocaba
Evento contou com apresentações de trabalhos de vários Estados do País e a participação de convidados internacionais
Palestras com convidados nacionais e internacionais, integração de pesquisadores de várias regiões do País, premiação de trabalhos e apresentação musical foram os destaques da sexta edição do Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais, que ocorreu no Campus Sorocaba da UFSCar de 15 a 17 de outubro. O evento foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM-So) da Universidade.

"Essa é a sexta edição e é a que contou com o maior número de colaboradores externos. Tentamos fazer um evento dessa dimensão para mostrar o nosso programa de pós-graduação e atrair outras universidades para a troca de experiências", afirma Marystela Ferreira, professora do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba e uma das organizadoras do evento. Entre os objetivos, o Workshop buscou estimular a participação ativa de estudantes, principalmente os do curso de mestrado do PPGCM-So e "exibir o que é feito na nossa Universidade e nas instituições parceiras", diz Ferreira. "O evento está ganhando força regional e nacional, já que tivemos vários inscritos de outras cidades e até de outros Estados", destaca Francisco Trivinho Strixino, professor do DFQM-So, que também organizou o Workshop.

A programação incluiu uma visita do professor Roger Leblanc, da Universidade de Miami, e a palestra, por webconferência, da professora Maria Elvira Capellaz, da Universidade Nova de Lisboa, de Portugal. "Também tivemos quinze palestras proferidas por professores de São Paulo e outros Estados. Além disso, o evento proporcionou a interação entre alunos de programas de pós-graduação de várias universidades e regiões", ressalta Strixino. 

"Eu vim de Minas só para esse evento", contou Gustavo Sousa, mestrando em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Fiquei bem atraído pela proposta porque a UFSCar é referência na área de Ciência dos Materiais. Pesquisando sobre as edições anteriores, a qualidade dos trabalhos me chamou atenção. Assim, vim expor a minha pesquisa, absorver novas ideias e aprender com os colegas", disse ele.  Jéssica de Souza Rodrigues, mestranda do PPGCM-So, concordou: "Estamos conseguindo trocar informações e aprendizados; é muito produtivo esse contato com professores de fora". 

Além da parte científica, o Workshop promoveu apresentação musical com o Duo Irmãos Camilo, atualmente alunos do PPGCM-So, formados no conservatório de Tatuí. A dupla é composta por Antônio Carlos Camilo, no violão, e Douglas Camilo, na viola clássica. No repertório, músicas do cancioneiro nacional - como "Carinhoso", de Pixinguinha; "Tristeza do Jeca", de Angelino de Oliveira; "Santa Morena", de Jacob do Bandolim - e também canções internacionais, como "Fool on the Hill", de autoria de John Lennon e Paul McCartney.

Trabalhos premiados
Este ano, o Workshop teve a participação de cerca de 90 pessoas, em especial, estudantes de pós-graduação, e apresentação de 61 trabalhos, divididos em painéis e comunicações orais e cujos resumos foram compilados em um livro. "Os temas das pesquisas foram bastante heterogêneos, mas focados nas grandes áreas do PPGCM-So, ou seja, Materiais Funcionais e Polímeros de Fontes Renováveis e Nanociência e Nanotecnologia de Materiais", detalha Strixino. "Durante as apresentações dos estudos, foram avaliados a qualidade dos resultados, a relevância do tema e a qualidade da exposição", elenca o professor.

Na categoria de comunicações orais, Sérgio Damasceno foi premiado pelo trabalho "Dispositivos eletroquímicos flexíveis, dobráveis e alongáveis funcionalizados com polidopamina" (Laboratório Nacional de Tecnologia/LNNano - Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais/CNPEM - Universidade Estadual Paulista/Unesp); Antônio Carlos Camilo pelo "Estudo das propriedades ópticas e morfológicas do nanocompósito de dissulfeto de molibdênio com nanofibrilas de celulose" (PPGCM-So); e Maria Angélica Cassú Menck pela pesquisa "Síntese e caracterização de filmes anódicos Nb-Al2O3 por oxidação eletrolítica à plasma" (PPGCM-So).Já na categoria de painéis, os premiados foram: Douglas H. Vieira pelo trabalho "Characterization of ZnO/rGO Schottky diode for UV detection application" (Unesp); Lucas Spessato pelo estudo "Síntese de magnetita nanoestruturada sob carvão ativado de elevada área específica: aplicação na reação de redução do oxigênio" (Universidade Estadual de Maringá/UEM); e Guilherme Rodrigues de Lima com a pesquisa "Estudo da fabricação de transistores de filme fino de óxido metálico obtido pelo método de deposição por spray pirólise" (Unesp).

Strixino ressalta que o evento só foi possível com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, além do patrocínios de empresas como a CBA, Starrett, Metrohm, Café Excelsior e KNN, que doaram materiais e sacolas.
19/10/2018
13:00:00
02/11/2018
23:59:00
Denise Britto
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Workshop abriu espaço para interação entre pesquisadores (Foto: Divulgação)
11083