Debate sobre Ciência de Dados na UFSCar busca catalisar avanços na área

São Carlos
Evento, realizado em outubro, aproximou ambiente acadêmico de experiências no mercado
A UFSCar sediou, entre os dias 18 e 20 de outubro, a primeira edição do #meetingdata, evento que teve o objetivo de fortalecer a pesquisa na área da Ciência de Dados, aproximando trabalhos realizados em diferentes áreas do conhecimento e, também, o conhecimento universitário das demandas e experiências do mercado. A reunião foi organizada por docentes dos departamentos de Estatística (DEs) e Computação (DC) da UFSCar, com apoio do grupo de pesquisa Group of Inductive Statistics.

A programação teve oito conferências e oito trabalhos apresentados em sessões orais, além de 26 outros trabalhos expostos no formato de pôsteres. O número de inscritos - 154 pessoas - surpreendeu os organizadores, já que o evento foi o primeiro sobre o campo organizado pela Universidade. Na abertura da reunião, o Coordenador do Comitê Organizador do #meetingdata, Adriano Polpo de Campos, docente do DEs, destacou essa participação. "Este interesse nos surpreendeu, e o número de participantes só não foi maior porque o espaço não comportava. Com isso, vimos que existe um público interessado, que nós precisamos conhecer. No evento, mais do que falar, é importante ouvir as experiências e demandas que vêm de áreas diversas", registrou o pesquisador.

Um outro indicador valorizado pelos organizadores foi que, do total de participantes, 49 eram estudantes, o que aponta para um futuro promissor na área. "O cientista de dados é um profissional valorizado, que pode atuar em várias áreas dentro da empresa. Essa oportunidade de aproximação entre a área acadêmica e as empresas tem uma primeira vantagem que é a possibilidade de desenvolvimento mais rápido de soluções, quando um problema real se aproxima do conhecimento já existente. Mas o evento também abre oportunidades de trabalho, a medida que o estudante identifica onde pode aplicar o conhecimento que está adquirindo", afirmou Leila Martins, Diretora de Operação de Dados da Serasa Experian, empresa parceira na realização do evento, que teve também o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

"A Ciência de Dados está ganhando cada vez mais visibilidade, mas nós, que trabalhamos nas diferentes áreas, ainda não nos conhecemos. Nosso objetivo foi justamente trazer todo mundo para um mesmo ambiente para percebermos como essas diferentes áreas estão olhando para a Ciência de Dados", complementou Campos. Essa diversidade ficou clara na programação do evento, com palestras abordando temas desde o mercado de capitais até a área da Saúde e trabalhos nas Ciências Biológicas, Música, Ciência Política e, é claro, Estatística e Computação, dentre várias outras. Os resumos das apresentações e outras informações estão disponíveis no site do #meetingdata.
05/11/2018
16:00:00
26/11/2018
23:59:00
Mariana Pezzo
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Adriano Polpo de Campos abre o #meetingdata (Foto: Luiz Filipe Gambardella – CCS/UFSCar)
11113