UFSCar realiza pesquisa sobre habilidades sociais de casais

São Carlos
Estudo busca voluntários que estejam em um relacionamento sério, de orientação homoafetiva, para participar da coleta de dados
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar busca voluntários para participar da pesquisa de doutorado intitulada "Habilidades sociais de casais em diferentes orientações sexuais", realizada por Bruno Luiz Avelino Cardoso, sob orientação de Zilda Aparecida Pereira Del Prette, docente vinculada ao PPGPsi. A pesquisa visa atualizar as normas e analisar a invariância do Inventário de Habilidades Sociais Conjugais com casais em diferentes orientações sexuais.

Nesta fase da pesquisa, podem participar casais que estejam em um relacionamento - namoro, noivado, união estável ou casamento -, com pelo menos três meses de duração e de orientação homoafetiva. As pessoas devem ter entre 18 a 70 anos e irão responder, pessoalmente, três questionários objetivos, com duração média entre 20 a 30 minutos, e que envolvem questões sobre a relação. O pesquisador irá ao encontro dos participantes, em 15 cidades: Araraquara (SP), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Niterói (RJ), Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Uberaba (MG). O sigilo é garantido.

Segundo Cardoso, o trabalho poderá auxiliar de forma direta para o conhecimento e a atualização de normas dos instrumentos de avaliação com casais em diferentes orientações sexuais, compreendendo as especificidades dos relacionamentos. "Também contribui para avaliar as habilidades sociais conjugais e planejar futuras intervenções baseadas em evidências de efetividade", complementa ele. Os dados completos serão publicados na tese mas, ao final do período de coleta, o pesquisador já dará uma primeira devolutiva aos participantes.

As pessoas interessadas em participar devem enviar um e-mail até o dia 10 de abril para brunolacardoso@gmail.com ou realizar contato com o pesquisador pelo Instagram, @brunocardos1, onde também poderão ser sanadas eventuais dúvidas. Mais informações constam no cartaz de divulgação. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 02167618.9.0000.5504).
18/03/2019
13:00:00
10/04/2019
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Pessoas interessadas em participar do estudo podem entrar em contato até 10/4 (Imagem: Reprodução)
11432