Mediação no ensino da Matemática é tema de livro lançado na UFSCar
São Carlos
Iniciativa, que trará também uma roda de conversa sobre o tema da obra, acontece na próxima sexta-feira, 5 de abril
Na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, acontece na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar o lançamento do livro "Jogos e mediação docente: contribuições para o ensino da Matemática", publicado pela Editora Appris e de autoria de Patrícia Pereira, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, e Paulo Cézar de Faria, docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras da Universidade.
A obra apresenta um relato de experiência com jogos matemáticos, realizada com crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, na busca para a internalização de conceitos envolvendo as operações de adição e subtração. Seu intuito é refletir sobre a importância da mediação docente em atividades planejadas intencionalmente com o uso de jogos, sob o aporte da teoria histórico-cultural. Por meio de uma linguagem clara e dinâmica, os autores buscam traçar caminhos para desmistificar o temor pela aprendizagem da Matemática.
Na ocasião, Pereira e Faria também realizarão uma roda de conversa, que abordará os temas principais do livro. A iniciativa é gratuita, aberta às pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia e acontece a partir das 16 horas, no Piso 2 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no cartaz de divulgação.
Sobre os autores
Patrícia Pereira é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar e mestre em Educação pelo mesmo programa. É especialista em Ética, Valores e Saúde na Escola pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação Infantil pelo Centro Universitário Central Paulista (Unicep), licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e possui formação inicial em magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam). Atualmente é docente de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos e das séries iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Paulo Cézar de Faria é docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras da UFSCar e participa do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEdCM-Ar). É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, tendo atuado como professor de Matemática em escolas públicas e privadas, tanto no nível Fundamental como no Médio. Elaborou e ministrou cursos de formação continuada para professores de Matemática em todas as regiões do País e assessorou autores na elaboração de livros didáticos de Matemática para um sistema de ensino. Também escreveu livros didáticos para o ensino da Matemática nos níveis Fundamental e Médio.
A obra apresenta um relato de experiência com jogos matemáticos, realizada com crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, na busca para a internalização de conceitos envolvendo as operações de adição e subtração. Seu intuito é refletir sobre a importância da mediação docente em atividades planejadas intencionalmente com o uso de jogos, sob o aporte da teoria histórico-cultural. Por meio de uma linguagem clara e dinâmica, os autores buscam traçar caminhos para desmistificar o temor pela aprendizagem da Matemática.
Na ocasião, Pereira e Faria também realizarão uma roda de conversa, que abordará os temas principais do livro. A iniciativa é gratuita, aberta às pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia e acontece a partir das 16 horas, no Piso 2 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no cartaz de divulgação.
Sobre os autores
Patrícia Pereira é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar e mestre em Educação pelo mesmo programa. É especialista em Ética, Valores e Saúde na Escola pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação Infantil pelo Centro Universitário Central Paulista (Unicep), licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e possui formação inicial em magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam). Atualmente é docente de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos e das séries iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Paulo Cézar de Faria é docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras da UFSCar e participa do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEdCM-Ar). É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, tendo atuado como professor de Matemática em escolas públicas e privadas, tanto no nível Fundamental como no Médio. Elaborou e ministrou cursos de formação continuada para professores de Matemática em todas as regiões do País e assessorou autores na elaboração de livros didáticos de Matemática para um sistema de ensino. Também escreveu livros didáticos para o ensino da Matemática nos níveis Fundamental e Médio.
02/04/2019
13:00:00
10/04/2019
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Obra será lançada nesta sexta-feira, 5/4, na Biblioteca Comunitária da UFSCar (Imagem: Divulgação))
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