Projeto da UFSCar convida comunidade para conhecer Pomar do Cerrado

São Carlos
Atividades destacam a importância ecológica, a beleza e as potencialidades da flora do Cerrado
Os integrantes do projeto de extensão "A Arca do Cerrado: jardinagem para a valorização e recuperação do Cerrado" da UFSCar estão convidando toda a comunidade acadêmica e também o público externo para conhecer o Pomar do Cerrado. O espaço, próximo ao Departamento de Computação (DC) da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos da Universidade, conta com cerca de 80 arbustos do Cerrado, de 40 espécies distintas - que se destacam pela produção de frutos ou pela vistosa floração e gramíneas nativas. Essas plantas têm sido cultivadas desde 2015 com o intuito de reforçar a conservação desse bioma.

O Pomar é aberto para visitação e, nessa época do ano, de janeiro a abril, apresenta o seu pico de floração. "As plantas herbáceas e subarbustivas de Cerrado, por terem raízes pouco profundas, são muito afetadas pela seca e sua floração durante o inverno é reduzida", explica a bióloga Carolina Gonçalves, integrante do grupo. Segundo ela, as plantas menores costumam florir no final da estação chuvosa, em contraste com as plantas arbóreas, que florescem no final da seca. "A sazonalidade que ocorre no Cerrado, com alternância entre verão chuvoso e inverno seco, marca a fenologia [ciclos de vida] das espécies vegetais", complementa.

"O Pomar do Cerrado está especialmente bonito nestes dias", relatam os integrantes do projeto, formado por estudantes da UFSCar e pessoas da comunidade de São Carlos. "Várias espécies estão floridas e uma delas está para florir - o algodão-do-cerrado -, cujas flores são deslumbrantes", destacam. A criação do Pomar do Cerrado teve início com o plantio de 16 mudas de espécies frutíferas que o professor do Departamento de Computação (DC) Maurício Figueiredo havia cultivado a partir de sementes do fragmento. "Eram mudas de arbustos frutíferos; algumas podem ser consumidas por humanos - como o abacaxi-do-cerrado e o araçá -, mas a maioria alimenta animais silvestres. Por isso o nome Pomar do Cerrado", explicam os integrantes do projeto. "Depois, continuamos a manutenção do espaço, produzindo novas mudas, inclusive de plantas que se destacam pela beleza das flores. Algumas plantas típicas de Cerrado também brotaram espontaneamente como uma espécie de araçá e a gabiroba", concluem.

Convite
O Pomar do Cerrado é uma das várias ações do projeto de extensão "Arca do Cerrado", coordenado pelo professor Mauricio Figueiredo. O objetivo do projeto é sensibilizar a comunidade universitária e a população de São Carlos para a importância ecológica, a beleza e as potencialidades da flora do Cerrado na configuração das áreas livres e da paisagem urbana em geral.

Em uma iniciativa recente, foi realizada uma roda de conversa com os alunos dos cursos de graduação em Biologia e de Gestão Ambiental. O objetivo foi apresentar o projeto e convidá-los a participar das atividades. Durante o bate-papo, também houve distribuição de mudas.

O projeto está aberto à participação de estudantes, docentes e técnico-administrativos da UFSCar e também pessoas da comunidade externa. A participação pode ser pontual, conforme a disponibilidade, ou regular - com direito a certificado. Entre as ações realizadas estão encontros quinzenais no Pomar, manutenção das mídias sociais, desenvolvimento de um herbário virtual, projetos em escolas etc.

Contato
Interessados podem entrar em contato pelo e-mail pomardocerrado@gmail.com. Para saber mais sobre a Arca do Cerrado e acompanhar as atividades, visite a página do projeto no Facebook e o perfil recém-criado no Instagram, o @arcadocerrado.
26/04/2019
17:00:00
03/05/2019
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Pomar no Cerrado na UFSCar é aberto à visitação (Foto: Luiz Filipe Gambardella - CCS/UFSCar)
11558