Pesquisa investiga concepções de deficiência no contexto universitário
Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino, São Carlos
Estudo transcultural envolve UFSCar, Unesp e universidades de Portugal, Cuba e Espanha
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão (Gepdi), da Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), está realizando uma pesquisa transcultural com o intuito de compreender as concepções de deficiência que circulam no contexto universitário de diversos países. O estudo conta com a parceria de cinco instituições: UFSCar; Universidade de Algarve, em Portugal; Universidade de Holguín, em Cuba; Universidade de Sevilha e Universidade de Barcelona, ambas da Espanha.
Tendo em vista que a universidade pública, enquanto instituição social, deve propagar ações inclusivas, dentre elas as destinadas às pessoas com deficiência, esta pesquisa em rede objetiva retratar como a deficiência é descrita e compreendida em contextos educacionais distintos, bem como identificar como estudantes universitários do Brasil, de Portugal, de Cuba e da Espanha se posicionam diante de enunciados que retratam concepções diferenciadas de deficiência, a partir da aplicação da Escala Concepções de Deficiência (ECD).
O projeto também visa comparar os resultados obtidos entre os estudantes das cinco universidades participantes e analisar relações entre escolha de posicionamentos em função de algumas variáveis, como área de atuação e/ou de formação acadêmica; curso frequentado; períodos de matrícula - ingressantes e/ou concluintes; faixa etária e gênero. Nesse sentido, o estudo deverá fornecer indicadores perceptuais em relação a um segmento populacional expressivo numericamente, principalmente em tempos de políticas públicas afirmativas que adotam medidas protetivas em respeito à diversidade humana.
Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar e das demais instituições envolvidas, por meio do preenchimento de formulário online, disponível neste link, com duração aproximada de 10 minutos. A participação no estudo, que conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é voluntária e o sigilo é garantido. Os resultados serão divulgados ainda este ano pelo Grupo. Mais informações sobre o Gepdi podem ser consultadas no site. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE 84374018.2.1001.5398).
Tendo em vista que a universidade pública, enquanto instituição social, deve propagar ações inclusivas, dentre elas as destinadas às pessoas com deficiência, esta pesquisa em rede objetiva retratar como a deficiência é descrita e compreendida em contextos educacionais distintos, bem como identificar como estudantes universitários do Brasil, de Portugal, de Cuba e da Espanha se posicionam diante de enunciados que retratam concepções diferenciadas de deficiência, a partir da aplicação da Escala Concepções de Deficiência (ECD).
O projeto também visa comparar os resultados obtidos entre os estudantes das cinco universidades participantes e analisar relações entre escolha de posicionamentos em função de algumas variáveis, como área de atuação e/ou de formação acadêmica; curso frequentado; períodos de matrícula - ingressantes e/ou concluintes; faixa etária e gênero. Nesse sentido, o estudo deverá fornecer indicadores perceptuais em relação a um segmento populacional expressivo numericamente, principalmente em tempos de políticas públicas afirmativas que adotam medidas protetivas em respeito à diversidade humana.
Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar e das demais instituições envolvidas, por meio do preenchimento de formulário online, disponível neste link, com duração aproximada de 10 minutos. A participação no estudo, que conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é voluntária e o sigilo é garantido. Os resultados serão divulgados ainda este ano pelo Grupo. Mais informações sobre o Gepdi podem ser consultadas no site. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE 84374018.2.1001.5398).
30/05/2019
13:00:00
15/06/2019
23:59:00
Adriana Arruda
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Estudo envolve UFSCar, Unesp e universidades de Portugal, Cuba e Espanha (Imagem: Divulgação)
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