Lagoa do Sino realiza IV Reunião Técnica da Cadeia Produtiva do Cordeiro

Lagoa do Sino
Evento busca promover a ovinocultura no Sudoeste Paulista
No próximo dia 15 de junho acontece, no Campus Lagoa do Sino da UFSCar, a IV Reunião Técnica da Cadeia Produtiva do Cordeiro. O evento, que busca promover a ovinocultura no Sudoeste Paulista, é gratuito e aberto ao público interessado.

A programação conta com apresentação dos resultados de pesquisas em ovinocultura realizadas no Campus Lagoa do Sino, por Daniel Mendes Borges Campos, zootecnista do Campus, apoiado pelos estagiários e membros do Grupo de Trabalho em Pecuária Ecológica (GTPEc) da UFSCar. O evento também terá duas palestras conduzidas por representantes da Embrapa Pecuária Sudeste: Raul Mascarenhas, médico veterinário, falará sobre manejo sanitário na produção de cordeiros; e Sergio Novita Esteves, pesquisador, enfocará o manejo nutricional na produção de cordeiros. Ao final, haverá debate com mediação do professor Gustavo Fonseca de Almeida, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFSCar e Coordenador do GTPEc.

O evento acontece das 8h30 às 12h30 na sala 111 do edifício AT1 do Campus Lagoa do Sino. A programação completa pode ser conferida aqui. Ao final do encontro, os participantes serão convidados para um almoço de confraternização no restaurante Recanto do Lago em Campina do Monte Alegre (SP), em que o prato principal será carne de cordeiro. Em parceria com os proprietários do restaurante, será cobrado apenas valor simbólico pela refeição. Mais informações pelo e-mail gufoal@ufscar.br. A iniciativa tem o apoio da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) e é organizada por servidores do Campus Lagoa do Sino, integrantes do GTPEc.

Histórico das reuniões técnicas
As reuniões técnicas tiveram início em dezembro de 2017 na UFSCar, com a participação de produtores e representantes da cadeia produtiva do cordeiro, momento em que foi elaborado um diagnóstico da produção de ovinos no chamado Território Lagoa do Sino - região no entorno do campus universitário. No diagnóstico, três pontos principais (entraves, organização da cadeia produtiva e papel da UFSCar no seu desenvolvimento) embasaram as propostas que culminaram com a criação do Núcleo do Cordeiro Lagoa do Sino. Além disso, no diagnóstico ficou evidente o papel estratégico da Universidade para o desenvolvimento do setor, por meio da promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em fevereiro de 2018, ocorreu a segunda reunião técnica. Naquela ocasião, os próprios produtores, além de representante do frigorífico Cowpig, de Boituva (SP), apresentaram as carências em relação à produção e as demandas de abate. O representante do frigorífico destacou o aumento na demanda de carne de cordeiro pelos grandes centros consumidores no Estado de São Paulo, próximos do Campus Lagoa do Sino. Também foi abordado o papel da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) no fomento à produção.

Na terceira reunião, realizada no final de julho de 2018, aspectos associados à comercialização de ovinos receberam atenção especial. Nesse contexto, Ricardo Lopes Dias da Costa, pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa (SP), apresentou as características da demanda dos consumidores e os principais erros e acertos na cultura de criação de ovinos. Além disso, o produtor Giovane Donizete Fabiano de Almeida, de Itapetininga (SP), recuperou o histórico, os desafios e os problemas da produção no município. Foi discutida também a possibilidade da formação de uma associação de produtores vinculada ao Núcleo do Cordeiro Lagoa do Sino. Ao final, os participantes sugeriram melhorias ao manejo e produção de cordeiros para que seja possível abastecer o mercado com produtos de qualidade e com geração de renda aos produtores.

Após essa terceira reunião, projetos de Iniciação Científica foram elaborados e desenvolvidos no Campus Lagoa do Sino da UFSCar visando atender as demandas do grupo. Esses trabalhos serão apresentados na IV Reunião Técnica da Cadeia Produtiva do Cordeiro, que será no dia 15 de junho.
06/06/2019
13:00:00
16/06/2019
23:59:00
Tiago Santi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Evento é gratuito e aberto ao público interessado (Imagem: Divulgação)
11682