Livro da EdUFSCar aborda a Educação Profissional no Brasil
São Carlos
Evento de lançamento será no dia 19 de junho, no Campus São Carlos da UFSCar
A EdUFSCar está lançando o livro "A Educação Profissional ao longo do processo de industrialização no Brasil - do fordismo ao padrão flexível de produção", de autoria de Darlan Marcelo Delgado e Luiz Roberto Gomes.
A ideia do livro surgiu após o término do estágio de pós-doutorado que Delgado realizou na UFSCar, sob a supervisão de Gomes (docente do Departamento de Educação da UFSCar), e do seu ingresso como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). "Decidimos revisitar a trajetória histórica das políticas de Educação Profissional no Brasil, em particular a partir do início do processo de industrialização do País, período no qual se observa o concomitante ingresso das ideias da gerência científica e de sua racionalização do trabalho, típicas do taylorismo e fordismo. Já no final do século XX o setor produtivo passa a receber as influências do padrão flexível de produção, em particular do toyotismo. A ideia central reside nas possibilidades inerentes à teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas como modelo heurístico de se pensar novas relações - democráticas e emancipatórias - entre os indivíduos no mundo do trabalho e também no âmbito da política e da gestão educacional", explicam os autores.
O livro tem foco na relação entre educação e trabalho, no contexto da passagem de um Brasil colonial, rural, agroexportador e de economia escravocrata e dependente de importação até de bens de consumo ao Brasil da industrialização e urbanização nascentes e dos primeiros passos de instalação de uma infraestrutura de transporte de carga, a ferrovia. Desse modo, a obra procura revisitar especificamente as trajetórias das políticas de Educação Profissional paralelamente à implementação e à difusão dos paradigmas de produção fordista - na primeira metade do século XX - e flexível - na segunda metade do século XX.
Além do prefácio, de Graziela Zambão Abdian, e da introdução, a obra está estruturada em três capítulos. No primeiro, é apresentado ao leitor o contexto cultural, econômico e político de difusão do chamado padrão flexível de produção no mundo e no Brasil. Posteriormente, no segundo capítulo, vem exposta uma visão sobre as principais características do fordismo como padrão emblemático de organização da produção e controle (gerência) do trabalho, o qual foi imprescindível a toda a concepção fabril do início do século XX. Por fim, no terceiro capítulo é abordada a Educação Profissional em sua contextualização econômica e social e no interior dos cenários dos respectivos paradigmas produtivos discutidos.
O livro "A Educação Profissional ao longo do processo de industrialização no Brasil" será lançado no dia 19 de junho, às 17 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. No evento, aberto ao público, haverá uma breve apresentação da obra pelos dois autores e o sorteio de dois exemplares ao público presente, além da seção de autógrafos. Mais informações podem ser obtidas no site da EdUFSCar.
A ideia do livro surgiu após o término do estágio de pós-doutorado que Delgado realizou na UFSCar, sob a supervisão de Gomes (docente do Departamento de Educação da UFSCar), e do seu ingresso como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). "Decidimos revisitar a trajetória histórica das políticas de Educação Profissional no Brasil, em particular a partir do início do processo de industrialização do País, período no qual se observa o concomitante ingresso das ideias da gerência científica e de sua racionalização do trabalho, típicas do taylorismo e fordismo. Já no final do século XX o setor produtivo passa a receber as influências do padrão flexível de produção, em particular do toyotismo. A ideia central reside nas possibilidades inerentes à teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas como modelo heurístico de se pensar novas relações - democráticas e emancipatórias - entre os indivíduos no mundo do trabalho e também no âmbito da política e da gestão educacional", explicam os autores.
O livro tem foco na relação entre educação e trabalho, no contexto da passagem de um Brasil colonial, rural, agroexportador e de economia escravocrata e dependente de importação até de bens de consumo ao Brasil da industrialização e urbanização nascentes e dos primeiros passos de instalação de uma infraestrutura de transporte de carga, a ferrovia. Desse modo, a obra procura revisitar especificamente as trajetórias das políticas de Educação Profissional paralelamente à implementação e à difusão dos paradigmas de produção fordista - na primeira metade do século XX - e flexível - na segunda metade do século XX.
Além do prefácio, de Graziela Zambão Abdian, e da introdução, a obra está estruturada em três capítulos. No primeiro, é apresentado ao leitor o contexto cultural, econômico e político de difusão do chamado padrão flexível de produção no mundo e no Brasil. Posteriormente, no segundo capítulo, vem exposta uma visão sobre as principais características do fordismo como padrão emblemático de organização da produção e controle (gerência) do trabalho, o qual foi imprescindível a toda a concepção fabril do início do século XX. Por fim, no terceiro capítulo é abordada a Educação Profissional em sua contextualização econômica e social e no interior dos cenários dos respectivos paradigmas produtivos discutidos.
O livro "A Educação Profissional ao longo do processo de industrialização no Brasil" será lançado no dia 19 de junho, às 17 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. No evento, aberto ao público, haverá uma breve apresentação da obra pelos dois autores e o sorteio de dois exemplares ao público presente, além da seção de autógrafos. Mais informações podem ser obtidas no site da EdUFSCar.
13/06/2019
13:00:00
29/06/2019
23:59:00
Fabricio Mazocco
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Lançamento do livro será na UFSCar (Imagem: EdUFSCar)
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