Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa recebe inscrições
Sorocaba
Evento acontece em setembro no Campus Sorocaba da UFSCar
De 2 a 6 de setembro o Campus Sorocaba da UFSCar promove o IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS). Esses encontros têm como objetivo apresentar e discutir estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), nas perspectivas tradicional e contemporânea, e seu impacto no processo da aprendizagem efetivada em contextos formais e não formais de ensino.
O primeiro EIAS ocorreu em 1992, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e visou à divulgação da teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Considerando o crescente interesse pela temática no decorrer dos anos, o IX EIAS pretende dar continuidade às discussões travadas nos encontros anteriores e ampliar as reflexões sobre as implicações da TAS tanto para o ensino quanto para a pesquisa sobre o ensino.
De acordo com a professora Fernanda Keila Marinho da Silva, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, a TAS trata-se de uma teoria de aprendizagem, formulada pelo norte-americano David Ausubel, que se apresenta como uma referência importante para que os docentes reflitam sobre a forma com que os estudantes aprendem. "A teoria não é nova. Ausubel propõe a ideia em 1963. É interessante que ela seja atual, no sentido de que ainda aproveitamos muito pouco das ideias dos estudantes para a construção do conhecimento escolar. Podemos dizer que há uma estrutura de conhecimentos no sujeito da aprendizagem e que essa estrutura será fundamental para a construção de novos conhecimentos e na forma de vínculo com que esses novos conhecimentos se integram à estrutura cognitiva do estudante produzindo a aprendizagem significativa", detalha a professora.
A programação do IX EIAS inclui seis conferências, cinco minicursos e uma mesa-redonda, com palestrantes de instituições nacionais e internacionais (dos Estados Unidos, Venezuela e Argentina). Também haverá apresentação de trabalhos. A programação e a relação de trabalhos submetidos podem ser conferidas no site. O público-alvo do evento é formado por investigadores de diferentes áreas do conhecimento que se dedicam à TAS, professores dos diversos níveis de ensino, alunos de pós-graduação e de graduação. As inscrições como ouvintes podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online disponível na página do evento, em www.ixeias-ufscar-2019.com, até o início do IX EIAS ou até o término das vagas que são limitadas. O prazo para submissão de trabalhos já foi encerrado.
Até agora, o evento tem cerca de 180 inscritos, sendo 144 com apresentação de trabalho - 55 comunicações orais e 89 painéis; os demais inscritos são como ouvintes. "Trata-se da edição dos encontros internacionais com maior número de inscritos", destaca Fernanda da Silva. O encontro acontece no Núcleo de Extensão Educação, Tecnologia e Cultura (NETC-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, localizado na Rua Maria Cinto de Biagi, 130, Jardim Santa Rosália, em Sorocaba.
O primeiro EIAS ocorreu em 1992, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e visou à divulgação da teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Considerando o crescente interesse pela temática no decorrer dos anos, o IX EIAS pretende dar continuidade às discussões travadas nos encontros anteriores e ampliar as reflexões sobre as implicações da TAS tanto para o ensino quanto para a pesquisa sobre o ensino.
De acordo com a professora Fernanda Keila Marinho da Silva, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, a TAS trata-se de uma teoria de aprendizagem, formulada pelo norte-americano David Ausubel, que se apresenta como uma referência importante para que os docentes reflitam sobre a forma com que os estudantes aprendem. "A teoria não é nova. Ausubel propõe a ideia em 1963. É interessante que ela seja atual, no sentido de que ainda aproveitamos muito pouco das ideias dos estudantes para a construção do conhecimento escolar. Podemos dizer que há uma estrutura de conhecimentos no sujeito da aprendizagem e que essa estrutura será fundamental para a construção de novos conhecimentos e na forma de vínculo com que esses novos conhecimentos se integram à estrutura cognitiva do estudante produzindo a aprendizagem significativa", detalha a professora.
A programação do IX EIAS inclui seis conferências, cinco minicursos e uma mesa-redonda, com palestrantes de instituições nacionais e internacionais (dos Estados Unidos, Venezuela e Argentina). Também haverá apresentação de trabalhos. A programação e a relação de trabalhos submetidos podem ser conferidas no site. O público-alvo do evento é formado por investigadores de diferentes áreas do conhecimento que se dedicam à TAS, professores dos diversos níveis de ensino, alunos de pós-graduação e de graduação. As inscrições como ouvintes podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online disponível na página do evento, em www.ixeias-ufscar-2019.com, até o início do IX EIAS ou até o término das vagas que são limitadas. O prazo para submissão de trabalhos já foi encerrado.
Até agora, o evento tem cerca de 180 inscritos, sendo 144 com apresentação de trabalho - 55 comunicações orais e 89 painéis; os demais inscritos são como ouvintes. "Trata-se da edição dos encontros internacionais com maior número de inscritos", destaca Fernanda da Silva. O encontro acontece no Núcleo de Extensão Educação, Tecnologia e Cultura (NETC-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, localizado na Rua Maria Cinto de Biagi, 130, Jardim Santa Rosália, em Sorocaba.
27/08/2019
13:00:00
07/09/2019
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Teoria da Aprendizagem Significativa é tema de evento (Imagem: Pixabay)
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