BCo e Pedagogia firmam parceria com inauguração de brinquedoteca
São Carlos
Evento teve a participação de crianças, que realizaram atividades lúdicas com brinquedos e livros
Na última quarta-feira, dia 28 de agosto, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar firmou parceria com o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade, com inauguração de uma brinquedoteca no Espaço Infantil da BCo. O evento aconteceu no âmbito da XVII Semana da Educação da UFSCar e teve a participação de cerca de 40 crianças entre três e cinco anos, alunos da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Instituição, que realizaram atividades lúdicas com brinquedos e livros adquiridos por meio desta parceria e que estão disponíveis na Biblioteca ao público infantil.
"A parceria com a Biblioteca Comunitária democratizou o nosso projeto inicial da brinquedoteca, tendo em vista que ela será aberta não apenas aos projetos dos estudantes de Pedagogia, mas sim para alunos de todos os cursos da Universidade e, também, às pessoas da comunidade externa", afirma Heloisa Chalmers Sisla, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar. Segundo a professora, o espaço é concebido para receber crianças de 0 a 11 anos. "Defendo a existência futura de outras unidades, que tenham as especificidades de cada fase da infância. Por outro lado, uma brinquedoteca aberta a um público mais amplo favorece a presença de famílias, creches e escolas, com grupos de crianças de diferentes faixas etárias, o que é enriquecedor", destaca.
De acordo com Marcelo José Araújo, Chefe do Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo, a cooperação entre a Biblioteca e o curso de Pedagogia foi um modo de ressignificar e revitalizar o Espaço. "Com a brinquedoteca, o local ganhou novos desenhos, cores e brinquedos, fortalecendo a ideia de que a BCo pode ser considerada um ambiente lúdico, que motive as crianças a ler e a brincar. A parceria com a Pedagogia também fará com que os estudantes vivenciem aulas práticas neste espaço, com a oferta de atividades culturais que envolvam música, teatro e contação de histórias às crianças de São Carlos e região", enfatiza.
Para Marisa Cubas Lozano, Diretora da BCo, a consolidação da parceria envolve ações que beneficiam tanto a Biblioteca, os visitantes e o curso de Pedagogia. "Nosso intuito é que esse local possa ser um laboratório para o curso, ampliando sua utilização e consequentemente trazendo cada vez mais pessoas para usufruir dele", ressalta. Vinicio Carrilho Martinez, docente do Departamento de Educação (DEd) e Coordenador do curso de Pedagogia da UFSCar, corrobora com a ideia: "Nós nos comprometemos a ocupar, de forma mais atuante, o espaço, encontrando meios para tornar as atividades mais efetivas".
Na opinião de Luana Zanotto, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar e integrante do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei) da Universidade, a utilização de um lugar lúdico dentro da BCo também favorece a realização de novos estudos na área. "A biblioteca infantil é um espaço vivo, onde as crianças se relacionam, produzem e transformam conhecimento. Poder compartilhar e usufruir desse local é riquíssimo para o avanço da Ciência, para a produção de conhecimento e de novas linguagens lúdicas e educativas", defende.
Para Sisla, a inauguração resultará em projetos proveitosos, mas ainda há desafios a serem vencidos. "Nossa concepção de brinquedoteca precisa se ampliar, especialmente em termos de espaço e arquitetura. Consideramos esse um primeiro passo, concretizando um ambiente aberto a parcerias e ações, que se tornam muito mais fortalecidas se forem conjuntas", finaliza a docente.
"A parceria com a Biblioteca Comunitária democratizou o nosso projeto inicial da brinquedoteca, tendo em vista que ela será aberta não apenas aos projetos dos estudantes de Pedagogia, mas sim para alunos de todos os cursos da Universidade e, também, às pessoas da comunidade externa", afirma Heloisa Chalmers Sisla, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar. Segundo a professora, o espaço é concebido para receber crianças de 0 a 11 anos. "Defendo a existência futura de outras unidades, que tenham as especificidades de cada fase da infância. Por outro lado, uma brinquedoteca aberta a um público mais amplo favorece a presença de famílias, creches e escolas, com grupos de crianças de diferentes faixas etárias, o que é enriquecedor", destaca.
De acordo com Marcelo José Araújo, Chefe do Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo, a cooperação entre a Biblioteca e o curso de Pedagogia foi um modo de ressignificar e revitalizar o Espaço. "Com a brinquedoteca, o local ganhou novos desenhos, cores e brinquedos, fortalecendo a ideia de que a BCo pode ser considerada um ambiente lúdico, que motive as crianças a ler e a brincar. A parceria com a Pedagogia também fará com que os estudantes vivenciem aulas práticas neste espaço, com a oferta de atividades culturais que envolvam música, teatro e contação de histórias às crianças de São Carlos e região", enfatiza.
Para Marisa Cubas Lozano, Diretora da BCo, a consolidação da parceria envolve ações que beneficiam tanto a Biblioteca, os visitantes e o curso de Pedagogia. "Nosso intuito é que esse local possa ser um laboratório para o curso, ampliando sua utilização e consequentemente trazendo cada vez mais pessoas para usufruir dele", ressalta. Vinicio Carrilho Martinez, docente do Departamento de Educação (DEd) e Coordenador do curso de Pedagogia da UFSCar, corrobora com a ideia: "Nós nos comprometemos a ocupar, de forma mais atuante, o espaço, encontrando meios para tornar as atividades mais efetivas".
Na opinião de Luana Zanotto, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar e integrante do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei) da Universidade, a utilização de um lugar lúdico dentro da BCo também favorece a realização de novos estudos na área. "A biblioteca infantil é um espaço vivo, onde as crianças se relacionam, produzem e transformam conhecimento. Poder compartilhar e usufruir desse local é riquíssimo para o avanço da Ciência, para a produção de conhecimento e de novas linguagens lúdicas e educativas", defende.
Para Sisla, a inauguração resultará em projetos proveitosos, mas ainda há desafios a serem vencidos. "Nossa concepção de brinquedoteca precisa se ampliar, especialmente em termos de espaço e arquitetura. Consideramos esse um primeiro passo, concretizando um ambiente aberto a parcerias e ações, que se tornam muito mais fortalecidas se forem conjuntas", finaliza a docente.
02/09/2019
13:00:00
21/09/2019
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Inauguração teve a presença das equipes da BCo e da Pedagogia da UFSCar (Foto: Adriana Arruda - CCS)
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