HU promove capacitação em suporte básico de vida

São Carlos
Iniciativa foi realizada com 150 profissionais do corpo clínico da Enfermagem do Hospital
Durante o mês de agosto, o Hospital Universitário (HU) da UFSCar ofereceu a capacitação "Suporte Básico de Vida" para 150 enfermeiros e técnicos de Enfermagem que atuam no HU. O curso foi promovido dentro do Hospital, dividido em várias turmas, nos períodos da manhã, tarde e noite, aliando teoria e prática.

O objetivo da iniciativa foi capacitar o corpo clínico de Enfermagem do HU no que se refere às técnicas mais atuais de suporte básico de vida. As temáticas abordadas ao longo da capacitação incluem correta técnica de Ressuscitação Cardiopulmomar (RCP); RCP precoce; uso de desfibrilador externo automático (DEA); e funções e atribuições da enfermagem nos times de resposta rápida.

Rodrigo Aguilar, médico do HU que ministrou a capacitação, explica que o suporte básico de vida ensina os conceitos de ressuscitação de alta qualidade com aprimoramento da compressão torácica. "Enfatizar o reconhecimento da parada cardiorrespiratória, bem como como do início precoce da RPC e o uso do DEA, faz com que a equipe possa compor o cenário mais dramático de uma emergência e, efetivamente, ter mais probabilidade de evitar óbitos e minimizar sequelas neurológicas", reforça o docente quanto à importância de capacitar a equipe de Enfermagem do Hospital. O médico também relata que a cada cinco anos ocorrem mudanças nas diretrizes mundiais de manejo de parada cardiorrespiratória e, portanto, a atualização dos profissionais é fundamental.

O HU-UFSCar promove capacitações constantes para os seus profissionais. O diferencial da atualização em suporte básico de vida foi incluir um grande número de profissionais e associar conteúdos teóricos e práticos. "Inclusive, serão ofertados no futuro módulos online de capacitação para melhor sedimentação do conteúdo, por meio da plataforma e-Saúde do HU", acrescentou o médico.

Aguilar aponta que outros temas para capacitações já estão sendo programados para os profissionais do HU, além da equipe de Enfermagem. O médico reconhece a importância dessas oportunidades para os profissionais considerando o escopo de atuação do Hospital que envolve ensino, pesquisa e educação para a assistência. "O funcionário do HU deve ser o mais capacitado e atualizado possível", conclui Rodrigo Aguilar.
17/09/2019
13:30:00
25/09/2019
23:59:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Capacitação em Suporte Básico de vida para enfermeiros do HU (Foto: HU-UFSCar)
11983