Fatores de declínio da população de abelhas serão discutidos em evento

Sorocaba
Tema será detalhado pela docente Elaine Zacarin durante encontro de meliponicultores de Sorocaba
A professora Elaine Cristina M. S. Zacarin, do Departamento de Biologia (DBio-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, realiza no dia 29 de setembro a palestra "Conservação de Abelhas Nativas - Ameaças e Perspectivas". A atividade faz parte da programação do 1º Encontro de Criadores de Abelhas Sem Ferrão de Sorocaba e Região, que acontece no Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas", das 9 às 12 horas, em Sorocaba (SP). A atividade, gratuita, integra a programação em comemoração ao Dia da Árvore (29 de setembro).

"Esse encontro será muito importante porque irá reunir os meliponicultores de Sorocaba e, portanto, haverá troca de conhecimento de extrema relevância que aproxima a Universidade e a comunidade sorocabana", destaca a docente da UFSCar.

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins (Sema) e pelo Grupo de Meliponicultores de Sorocaba e Região, o encontro é direcionado a criadores, educadores e simpatizantes com o objetivo difundir a importância da preservação das abelhas nativas para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população.

Em sua palestra, a professora abordará os fatores envolvidos no declínio na população de abelhas, tanto abelhas africanizadas como as nativas (abelhas sociais sem ferrão, abelhas não-sociais e solitárias). "Dentre os fatores, vou dar ênfase nos efeitos adversos do uso de agrotóxicos na saúde das abelhas, bem como na influência negativa do desmatamento e da fragmentação do habitat para a comunidade de abelhas, pois tais impactos diminuem os recursos florais usados na alimentação das abelhas e também os sítios para nidificação", detalha Elaine Zacarin. Segundo ela, esses fatores em conjunto afetam a conservação das abelhas e, consequentemente, afetam os serviços ecossistêmicos de polinização tanto para a manutenção da vegetação nativa nos diferentes biomas brasileiros quanto para a produtividade agrícola de várias espécies de plantas de interesse econômico.

Além da palestra da pesquisadora da UFSCar, a programação ainda contempla a palestra "Plantas e Abelhas a Interação Vital", com o engenheiro florestal e meliponicultor, Felipe F. Frigierie; ao final, o meliponicultor Valdeci Ramos vai conduzir um bate-papo sobre "Abelhas sem ferrão". As inscrições já estão encerradas. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br, pelo telefone (15) 3235-1130 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.
24/09/2019
13:00:00
29/09/2019
23:59:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Docente Elaine Zacarin faz palestra em encontro de meliponicultores de Sorocaba (Imagem: Reprodução)
12015