Alunos de escola de Água Vermelha conhecem o Cerrado na UFSCar

São Carlos
Durante as visitas, crianças coletam sementes para plantio de mudas no viveiro da escola
Os projetos de extensão "Arca do Cerrado: jardinagem para a valorização e recuperação do Cerrado" e "Visitas Orientadas Trilha da Natureza", ambos da UFSCar, promoveram no último dia 16 de setembro uma visita especial ao fragmento do Cerrado da Universidade, com a participação dos alunos da Escola Estadual "Prof. Adail Malmegrim Gonçalves", do distrito de Água Vermelha, em São Carlos. O objetivo foi oferecer o contato direto das crianças com o Cerrado e aprofundar seus conhecimentos sobre o bioma.

A ação - que prevê duas visitas - integra um projeto em parceria com a escola, viabilizada pela professora de Ciências e Biologia da escola visitante, Rejane Cristina Brassolatti Silveira, e envolve 26 crianças de 11 a 12 anos do 6º ano do Ensino Fundamental. A segunda visita do grupo será na manhã do dia 7 de outubro. "Para as crianças esse tipo de prática é muito importante uma vez que a maioria reside em zona rural na região de bioma Cerrado e não o reconhece como tal. Reconhecê-lo em suas particularidades de fauna e flora, seus aspectos geográficos, de clima, de atividades e intervenções humanas é muito importante no sentido de se criar uma consciência e ações positivas de preservação e respeito por esse bioma e sua biodiversidade", explica Rejane.

A atividade é composta pela visita em dois locais no Campus São Carlos UFSCar - o Pomar do Cerrado, área em frente ao Departamento de Computação (DC) da Universidade, onde o Projeto "Arca do Cerrado" cultiva e mantêm diversas espécies nativas do bioma, e a trilha no fragmento do Cerrado do Campus, onde o projeto "Trilha da Natureza" desenvolve atividades educativas. Além da visita, a iniciativa inclui coleta de sementes e plantio no viveiro na escola. "A proposta é que as mudas produzidas sejam usadas para jardinagem na própria escola, que está inserida em região de Cerrado", explica a bióloga Liane Biehl Printes, da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar e coordenadora do projeto "Trilha da Natureza". 

"Chamamos a atenção das crianças para as características e funções das sementes, flores e frutos das plantas do Cerrado - tanto as do Pomar quanto as presentes no caminho da trilha. Tentamos contribuir para uma reconstrução do olhar delas para as belezas do Cerrado, tão admiráveis quanto a de outros biomas, como a Amazônia e a Mata Atlântica, por exemplo", explica o professor do DC, Maurício Fernandes Figueiredo, coordenador do projeto "Arca do Cerrado".

Roteiro
O passeio teve duração aproximada de três horas. Antes das 8 horas, as crianças já chegaram à UFSCar e, no Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), vestiram os equipamentos de proteção individual (perneiras) e receberam orientações sobre as atividades a serem realizadas no dia. Na sequência, foram levadas até o Pomar do Cerrado. Lá, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas das espécies vegetais características do Cerrado - cultivadas ali devido à sua beleza e importância para a sociedade. Também receberam orientações sobre plantio e manutenção das plantas e trocaram experiências.

Durante a atividade, foi lançado um desafio para desenvolver a capacidade de observação da natureza pelos alunos: "Inicialmente, no Pomar, algumas espécies foram apresentadas em maiores detalhes, descrevendo suas características, em especial, seus frutos e sementes (inclusive as formas de dispersão); na trilha, os alunos foram motivados a apontarem as mesmas espécies quando as identificassem ao longo do caminho", detalhou a equipe da Arca do Cerrado. "Pelo fato da visita estar sendo realizada dentro de uma atividade que tem como objetivo específico à coleta de sementes e o plantio de mudas, o foco principal está em localizar e reconhecer plantas com sementes. Quando possível é feita a identificação e a coleta de sementes", complementou Liane Printes. "Procuramos também apresentar as características do Cerrado e seus diversos ambientes, visualizar animais e seus vestígios e perceber o cerrado como um todo", afirmou a bióloga.

Parceria
A atividade, viabilizada pela união entre os dois projetos de extensão da UFSCar e a escola, vai ao encontro das diretrizes do currículo escolar das crianças. "O estudo de biomas brasileiros assim como a biodiversidade e a educação ambiental fazem parte da grade curricular das séries do ciclo 2 do Ensino Fundamental. Daí a importância de associar a teoria à prática e complementar os conhecimentos e enriquecer esse conteúdo", destacou a professora Rejane, que idealizou a iniciativa.

Rejane entrou em contato com a coordenação do projeto "Trilha da Natureza" e solicitou apoio para a organização da atividade. "Então, contatamos o coordenador do projeto ‘Arca do Cerrado’ pela experiência acumulada na implantação e na manutenção do "Pomar do Cerrado", recordou Liane. "Com alegria recebemos esse convite para fazer parte dessa atividade", declarou o professor Maurício. "Se possível, no futuro, pretendemos realizar outras iniciativas envolvendo a preparação de mudas: semeadura, acompanhamento e plantio. Essa ação vai ao encontro dos objetivos de nosso projeto: permitir às pessoas conhecer as belezas e a importância do Cerrado, em especial em nossa região, a fim de gerar o interesse e a participação em sua conservação, fazendo com que esse reconhecimento passe a orientar atividades que venham a desenvolver, associadas, por exemplo, à jardinagem artesanal ou profissionais, projetos paisagísticos, entre outros", concluíram os integrantes que cuidam do Pomar do Cerrado.

As fotos da visita podem ser conferidas neste link do Facebook.
25/09/2019
13:00:00
07/10/2019
23:59:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Durante a visita, estudantes conhecem o Pomar do Cerrado (Foto: Liane Printes - DeAEA/UFSCar)
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