Campus Sorocaba sedia V Seminário de Política de Informação e Memória

Sorocaba
Atividade acontece no dia 30 de setembro e visa resgatar os 50 anos de história da Universidade
Na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, acontece no Campus Sorocaba da UFSCar o encerramento do V Seminário de Política de Informação e Memória - Um resgate da memória dos 50 anos da Universidade. O encontro é realizado no escopo das comemorações dos 25 anos da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar e dos 50 anos da própria Instituição, a serem completados em 2020. O intuito é discutir e criar condições para identificar, organizar, armazenar e tornar acessível elementos que resgatem a história da Universidade.

Neste evento, os participantes terão a oportunidade de saber mais sobre a criação do Campus Sorocaba, relembrando que suas atividades começaram nas instalações da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e da empresa NCH, além de descobrirem outras histórias. Estarão na mesa-redonda compartilhando suas memórias o engenheiro Carlos Azevedo Marcassa; a professora Rita de Cássia Lana, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus; e o ex-aluno da primeira turma do curso de Ciências Biológicas Danilo Trabuco do Amaral. A atividade é gratuita, aberta a todas as pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia e acontece das 14 às 17 horas, no Auditório do Centro de Ciências em Gestão em Tecnologia (CCGT) do Campus Sorocaba.

Sobre o Seminário nos outros campi da UFSCar
Ao longo do mês de setembro, o Seminário foi realizado em todos os campi da UFSCar. Em São Carlos, o evento aconteceu em 9/9, com a participação dos professores Álvaro Rizzoli e Maria Clara Filippini Ierardi (que foi a primeira aluna mulher do curso de Engenharia de Materiais) e da primeira bibliotecária do Campus, Leila Maria Lenk. Os palestrantes relataram os primeiros passos da criação da UFSCar e sua Biblioteca, bem como memórias sobre o início da vida acadêmica na época.

No Campus Lagoa do Sino, participaram do evento, no dia 16/9, Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN); a secretária executiva Patrícia Corrado dos Santos; e a aluna do curso de Ciências Agronômicas Bruna Carolina de Meira. Na ocasião, eles destacaram a dificuldade em se criar um campus universitário na região que está entre as mais pobres do Estado e, até mesmo, do País. Também fizeram um reconhecimento ao escritor Raduan Nassar, doador da fazenda onde está implantado o Campus, e demonstraram um sentimento de pertencimento àquele lugar que todos trabalharam muito para construir.

Em Araras, o Seminário ocorreu no dia 23/9 e estiveram na mesa os professores Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR-Ar), e Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais, Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), além do técnico em Agropecuária José Ciofi. O destaque das falas dos participantes ficou por conta dos acontecimentos envolvendo a transição do então Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) para o atual Campus Araras, além da relação de parceria entre docentes e discentes do Campus.

O V Seminário de Política de Informação e Memória é uma realização do Grupo de Trabalho de Implantação da Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) e conta com o apoio do Departamento de Ciência da Informação (DCI), juntamente com a Unidade Especial Informação e Memória (UEIM), a Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), todos da UFSCar. Mais informações constam no cartaz de divulgação e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail memoriadaufscar@gmail.com.
26/09/2019
13:00:00
30/10/2019
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Evento acontece no dia 30/9 e é aberto ao público (Imagem: Matheus Mazini - CCS/UFSCar)
12026