Encontro Aberto de Paleontologia de Angatuba ocorre no dia 5 de outubro

Sorocaba, Lagoa do Sino
Atividade integra esforço da ONG Eco Road e parceiros da UFSCar para criação de um geoparque
No dia 5 de outubro, acontece a primeira edição do Encontro Aberto de Paleontologia de Angatuba (1º Eapa), que tem como objetivo destacar a importância dos sítios paleontológicos que se encontram no município de Angatuba (SP) e buscar o envolvimento da população na proposta de criação de um geoparque com selo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A realização é de jovens que integram a ONG Eco Road, com o apoio de servidores dos campi Lagoa do Sino e Sorocaba da UFSCar, de instituições públicas locais e da iniciativa privada, buscando viabilizar o desenvolvimento sustentável do município por meio da união de diferentes atores da região. "A ideia é esclarecer a sociedade sobre a proposta de desenvolvimento e elaborar um plano de ação participativo para a implementação do Geoparque Angatuba, com possibilidade de receber o certificado da Unesco", explica Nain Samuel de Almeida, representante da Eco Road.

Programação
O 1º Eapa tem início às 8h30 e contará com palestrantes do Brasil e de Portugal que discutirão temas relacionados aos fósseis de Angatuba e a sua importância no contexto mundial, a extração de fósseis e as implicações legais, a importância paleontológica de geoparques e geossítios e o desenvolvimento de um geoparque. Também haverá palestras sobre o Arouca Geoparque Mundial da Unesco, em Portugal - sua criação, evolução, estratégia e gestão para o desenvolvimento territorial. O encerramento está previsto para as 16h30. A programação completa com o nome dos palestrantes e horários pode ser conferida na página do Eco Road no Facebook.

O evento ocorre na Escola Planeta (Rua Teodoro José Rodrigues, 678, bairro Jardim Domingos Orsi 1, Angatuba). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia e local do encontro ou antecipadamente por meio deste formulário online, também disponível na página facebook.com/grupoecoroad.

Geoparque Angatuba
A proposta de criação do Geoparque Angatuba é, para os organizadores, uma estratégia de desenvolvimento sustentável do município. Segundo a professora Mírian Forancelli Pacheco, do Departamento de Biologia (DBio-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, o município conta com um notável patrimônio geológico e paleontológico que, se associado a uma estratégia sustentável, pode possibilitar seu desenvolvimento preservando os recursos naturais.

Nesse cenário, de acordo com Pacheco, o geoparque pode colaborar com a conservação de materiais fossilizados, com a preservação da natureza, a disseminação científica e com ações de educação ambiental e de turismo. De forma complementar, a bióloga Bárbara Heliodora, parceira da iniciativa, enxerga na criação do Geoparque Angatuba um enorme potencial para o setor de serviços no município assim como para a promoção de uma agricultura sustentável na região.
30/09/2019
13:00:00
05/10/2019
23:59:00
Denise Britto
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Ação integra esforço de ONG Eco Road e parceiros para criação de um Geoparque (Imagem: Reprodução)
12032