UFSCar lança hub de tecnologia verde e sustentabilidade do campo à mesa

São Carlos
Programação, em 20/11, também terá apresentação de oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha
Na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, a UFSCar lança a plataforma Field & Food Tech Hub, cuja meta é atuar como centro de excelência nacional e internacional em tecnologias verdes e sustentabilidade em setores agroindustriais resilientes em todas as suas dimensões, do campo à mesa. A missão da plataforma é aglutinar iniciativas a partir das instituições de pesquisa de São Carlos, relacionadas ao desenho, produção, distribuição, consumo e manejo de biomassa ou resíduos das cadeias agroindustriais e outros materiais apropriados, para que possam promover a saúde humana e do ambiente. A iniciativa nasce de parcerias já existentes entre pesquisadores e setores da Universidade e, destes, com instituições em outros países, especialmente Alemanha e Inglaterra.

A programação começa às 9h30, com credenciamento seguido de mesa de abertura. Às 10h15, a apresentação da plataforma será feita por Vânia Zuin, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar. Em seguida, acontecem três palestras sobre temáticas associadas à plataforma, de Klaus Kümmerer, da Leuphana University Lüneburg, na Alemanha; Silvio Crestana, da Embrapa Instrumentação; e Peter Eisner, do Fraunhofer Institute for Process Engineering and Packaging IVV, também na Alemanha. O evento acontece no Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE, edifício dos laboratórios de pesquisa Petrobras), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A programação detalhada e outras informações podem ser conferidas no site do DWIH.

Também no dia 20, na parte da tarde, os mesmos atores promovem programação em comemoração aos 250 anos do naturalista alemão Alexander von Humboldt, com palestra sobre Humboldt e apresentações de oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha. A programação, que começa às 14 horas também no CPqMAE, está detalhada no site do DWIH.

Ambas as iniciativas têm o apoio do DWIH São Paulo (Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo), do Consulado Honorário da Alemanha em Ribeirão Preto e de vários setores da UFSCar: DQ, Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) e Agência de Inovação (AIn).
14/11/2019
13:00:00
23/11/2019
23:59:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Ideia é aglutinar iniciativas a partir de instituições de pesquisa de São Carlos (Imagem: UFSCar)
12221