No Dia da Consciência Negra, Coletividades foca desigualdades e Educação

Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino, São Carlos
Valter Silvério, do Departamento de Sociologia da UFSCar, fala sobre a Educação no combate a injustiças e na promoção da equidade
No início de novembro, ganhou visibilidade o dado de que, pela primeira vez, o número de jovens negros na Educação Superior pública brasileira (50,3% do total) é maior que o de não negros. No entanto, o indicador, fruto de políticas de ação afirmativa consolidadas a partir de 2012, pode esconder a permanência de várias desigualdades, a começar pelo fato dos negros serem 55,9% da população e, portanto, continuarem sub-representados. Os dados, do estudo "Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil", do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram, por exemplo, 55,6% da população negra estudante, entre 18 e 24 anos, no Ensino Superior, sendo que o mesmo índice é de 78,8%. Em outro nível educacional, a taxa de analfabetismo entre pessoas negras é de 9,1%, frente a 3,9% entre os brancos.

Para falar destas e muitas outras desigualdades e do papel da Educação no combate a injustiças históricas e na promoção da equidade, o terceiro episódio do podcast Coletividades - edição especial para o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro - traz uma conversa com Valter Roberto Silvério, Professor Titular do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar, fundador do grupo de pesquisa em Relações Étnico-Raciais no Brasil Contemporâneo, que está completando 20 anos. Participa também Hasani Eliotério dos Santos, mestrando no PPGS, com orientação de Silvério.

Durante o programa, Silvério recupera análise que fez recentemente na 39ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), partindo de uma trajetória histórica que começa no processo de elaboração da Constituição de 1988, em que direitos de populações historicamente excluídas - como negros e indígenas - são garantidos; passa pela efetivação desses direitos em políticas públicas ao longo de diferentes governos, com destaque às leis nº 10.639/03 - que institui o ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas - e nº 12.711/12 - que estabelece cotas na Educação Superior; até chegar ao que caracteriza como um processo de desmonte dessas políticas marcado pela tensão entre Estado e Mercado, associado às disputas em torno do Fundo Social do Pré-Sal. Dos Santos, por sua vez, fala principalmente do papel da Educação, tanto para a mobilidade econômica e social dessas populações, quanto para o reconhecimento, afirmação e valorização de suas identidades.

"Coletividades" é uma parceria do PPGS com o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. Os três primeiros episódios estão disponíveis no site do Laboratório e, também, nos principais aplicativos agregadores de podcasts, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e TuneIn. O contato com a equipe, inclusive para sugestão de pautas, pode ser feito pelo e-mail podcastcoletividades@gmail.com. A produção tem o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
20/11/2019
14:00:00
30/11/2019
23:59:00
João Eduardo Justi
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Combate a injustiças e na promoção da equidade é tema do podcast (Imagem: Reprodução)
12241