Curso aborda revisão sistemática e prática baseada em evidência
São Carlos
Atividade é voltada para profissionais da Saúde, pesquisadores, professores e pós-graduandos
Nos dias 4 e 5 de abril, o Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar promove o curso "Revisão sistemática e prática baseada em evidência", voltado a profissionais da Saúde, pesquisadores, professores e pós-graduandos. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pela plataforma box UFSCar.
O grande volume de informação, os avanços tecnológicos e resultados controversos de pesquisas com qualidade heterogênea são os principais desafios para a tomada de decisão clínica. A partir disso, o curso pretende auxiliar os pesquisadores e clínicos no domínio do processo de pesquisa e síntese da informação, utilizando estratégias específicas, reduzindo o tempo gasto com consultas que não trazem resultados e encontrando respostas adequadas aos seus objetivos.
A proposta é trabalhar de forma leve e efetiva os pontos-chave dos estudos de revisão sistemática, que são o topo da pirâmide de evidência e servem de subsídio a novas pesquisas e também auxiliam uma prática clínica mais assertiva.
A formação tem carga horária total de 20 horas, sendo 16 presencias e quatro a distância. As disciplinas são: Introdução à revisão sistemática e elaboração de pergunta de pesquisa; Consulta ao vocabulário controlado e definição da estratégia de busca; Seleção e armazenamento das referências e análise da qualidade; Definição de critérios para análise da informação e metanálise; e Elaboração de formulário de extração de dados e exercício prático (online). O curso é coordenado por Ana Beatriz de Oliveira e as aulas serão ministradas por Roberta Carreira, ambas docentes do DFisio. A atividade tem apoio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar.
As atividades serão realizadas nos dias 4 e 5 de abril (sábado e domingo), no auditório da Unidade Saúde Escola (USE), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As informações detalhadas e os valores de inscrição podem ser consultados no site. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail info.pbe.ufscar@gmail.com ou telefone (16) 98121-1938.
O grande volume de informação, os avanços tecnológicos e resultados controversos de pesquisas com qualidade heterogênea são os principais desafios para a tomada de decisão clínica. A partir disso, o curso pretende auxiliar os pesquisadores e clínicos no domínio do processo de pesquisa e síntese da informação, utilizando estratégias específicas, reduzindo o tempo gasto com consultas que não trazem resultados e encontrando respostas adequadas aos seus objetivos.
A proposta é trabalhar de forma leve e efetiva os pontos-chave dos estudos de revisão sistemática, que são o topo da pirâmide de evidência e servem de subsídio a novas pesquisas e também auxiliam uma prática clínica mais assertiva.
A formação tem carga horária total de 20 horas, sendo 16 presencias e quatro a distância. As disciplinas são: Introdução à revisão sistemática e elaboração de pergunta de pesquisa; Consulta ao vocabulário controlado e definição da estratégia de busca; Seleção e armazenamento das referências e análise da qualidade; Definição de critérios para análise da informação e metanálise; e Elaboração de formulário de extração de dados e exercício prático (online). O curso é coordenado por Ana Beatriz de Oliveira e as aulas serão ministradas por Roberta Carreira, ambas docentes do DFisio. A atividade tem apoio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar.
As atividades serão realizadas nos dias 4 e 5 de abril (sábado e domingo), no auditório da Unidade Saúde Escola (USE), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As informações detalhadas e os valores de inscrição podem ser consultados no site. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail info.pbe.ufscar@gmail.com ou telefone (16) 98121-1938.
18/02/2020
13:00:00
29/02/2020
23:59:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Curso da UFSCar auxilia no processo de pesquisa e síntese da informação (Foto: Freepik)
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