Encontro do Programa Futuro Cientista reúne 550 jovens em Sorocaba

Sorocaba
Evento da UFSCar marca encerramento das atividades do PFC desenvolvidas em 2019
No último sábado, dia 7 de março, o Programa Futuro Cientista (PFC) reuniu mais de 500 jovens durante o IX Encontro Regional de Futuros Cientistas, no Campus Sorocaba da UFSCar. O Encontro marca o encerramento das atividades do PFC desenvolvidas ao longo de 2019. Além de oficinas e palestras, os estudantes também participaram de uma competição, na qual mostraram os frutos de trabalhos científicos desenvolvidos no Programa.

Estiveram presentes 550 crianças e adolescentes, de 11 a 18 anos, todos integrantes do PFC, dos municípios de Anhembi, Cesário Lange, Iperó, Salto de Pirapora, Tatuí, Capão Bonito, Boituva e Araçoiaba da Serra. Também participaram nove supervisores educacionais que atuam em cada uma das cidades onde o Programa possui convênio com as prefeituras e 52 diretores, coordenadores locais e pedagógicos, supervisores de ensino, secretários da educação e professores colaboradores, representando as 24 escolas que fazem parte do Programa. O evento contou com 29 universitários voluntários que atuaram como monitores.

O PFC tem o objetivo de "adotar" jovens talentos de escolas públicas e de unidades de acolhimento institucional (antigos orfanatos) estimulando competências para a ciência e o empreendedorismo. O Programa é liderado pelo professor Fábio de Lima Leite, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba da UFSCar. "O nosso foco principal é oferecer um plano de vida a esses alunos para que tenham a oportunidade de ingressar no Ensino Superior, de preferência público, mas também firmamos parcerias com faculdades privadas em que conseguimos oferecer cursos com 100% de bolsa. E temos conseguido atingir esse objetivo, ano após ano, ao proporcionar a esses jovens contatos com a Universidade, com a pesquisa científica e com a preparação para os vestibulares", afirmam os integrantes do PFC.

Ao todo, durante o Encontro, foram promovidos 19 minicursos, oficinas e palestras. Também houve a premiação de 168 alunos que se destacaram no concurso literário, na maratona do conhecimento e no clube de ciências, promovidos pelo PFC. Além disso, das 24 escolas participantes, nove foram premiadas, e 106 estudantes ganharam certificado por apresentarem desempenho individual além do esperado em suas atividades.

Conquistas
Ao longo dos anos, o Programa Futuro Cientista tem acumulado conquistas e, a cada edição, cresce o número de jovens participantes e de prefeituras conveniadas. "Em nossa primeira edição, havia apenas uma prefeitura; nesse último encontro, contamos com nove", contabilizam os organizadores. "Os projetos também se aperfeiçoaram e tomaram uma estrutura que permite aos alunos, mesmo que em situações de vulnerabilidade, um engajamento maior e com melhores resultados", destacam.

Entre os avanços do Programa estão a conquista, em 2011, de aporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2012, o PFC conseguiu o registro da marca como único projeto de inovação que realiza a "adoção" de estudantes em situações de vulnerabilidade socieconômica e oferece um plano de vida a eles. Outra conquista foi a criação, em 2013, do cursinho do PFC com o objetivo de auxiliar alunos do Ensino Médio a ingressarem em uma universidade pública; no ano seguinte, o Programa publicou seu primeiro livro, apresentando os projetos desenvolvidos pelos participantes. 

Mais informações sobre o Programa Futuro Cientista estão no site www.futurocientista.net.
12/03/2020
13:00:00
21/03/2020
23:59:00
Denise Britto
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Professor Fábio de Lima Leite com futuros cientistas (Foto: PFC/UFSCar)
12546