HU da UFSCar realiza mais de 3 mil atendimentos por telemedicina
Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino, São Carlos
Teleconsultas garantiram continuidade de tratamento a pacientes já atendidos pelo Hospital
Desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, várias alternativas foram buscadas no setor médico-hospitalar para garantir o atendimento à população não só nos casos do novo Coronavírus, mas também aos pacientes com outras necessidades de cuidados em saúde. No Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar/Ebserh), o atendimento por telemedicina em diversas especialidades foi implantado em março e, no total, já foram mais de 3 mil consultas realizadas.
A implantação das teleconsultas no HU se deu em acordo com as leis vigentes (que proíbe a realização da primeira consulta de forma não presencial), garantindo a segurança do paciente e da informação eletrônica em saúde. Assim, a modalidade remota de atendimento foi proposta apenas aos pacientes que já eram atendidos nos ambulatórios do Hospital.
A teleconsulta consiste na troca de informações clínicas, laboratoriais e de imagens entre médico e paciente, com possibilidade de prescrição e atestado médico. O especialista realiza atendimento remoto direto com o paciente, por meio de prontuário eletrônico e tecnologia de comunicação apropriada. As especialidades disponíveis nas teleconsultas do HU são: Cardiologia, Neurologia, Imunopediatria, Infectologia, Nefrologia, Hematologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Pneumologia e Cirurgia Vascular.
Outro serviço disponibilizado pelo Hospital é o Alô HU, atendimento telefônico aberto a toda a população, para esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19. O Alô HU atende de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelo telefone (16) 3509-2498.
Para Ângela Leal, Superintendente do HU, a telemedicina possibilitou a continuidade do cuidado a pacientes que, durante a pandemia, tiveram dificuldade de acesso aos centros de saúde. "Esses pacientes possuem diagnósticos de doenças que necessitam de acompanhamento contínuo, daí a importância da telemedicina, que garantiu atendimento de forma segura e de qualidade", afirma Leal.
A implantação das teleconsultas no HU se deu em acordo com as leis vigentes (que proíbe a realização da primeira consulta de forma não presencial), garantindo a segurança do paciente e da informação eletrônica em saúde. Assim, a modalidade remota de atendimento foi proposta apenas aos pacientes que já eram atendidos nos ambulatórios do Hospital.
A teleconsulta consiste na troca de informações clínicas, laboratoriais e de imagens entre médico e paciente, com possibilidade de prescrição e atestado médico. O especialista realiza atendimento remoto direto com o paciente, por meio de prontuário eletrônico e tecnologia de comunicação apropriada. As especialidades disponíveis nas teleconsultas do HU são: Cardiologia, Neurologia, Imunopediatria, Infectologia, Nefrologia, Hematologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Pneumologia e Cirurgia Vascular.
Outro serviço disponibilizado pelo Hospital é o Alô HU, atendimento telefônico aberto a toda a população, para esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19. O Alô HU atende de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelo telefone (16) 3509-2498.
Para Ângela Leal, Superintendente do HU, a telemedicina possibilitou a continuidade do cuidado a pacientes que, durante a pandemia, tiveram dificuldade de acesso aos centros de saúde. "Esses pacientes possuem diagnósticos de doenças que necessitam de acompanhamento contínuo, daí a importância da telemedicina, que garantiu atendimento de forma segura e de qualidade", afirma Leal.
20/08/2020
13:00:00
25/08/2020
23:59:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Médicas do Hospital atendem pacientes por teleconsulta e Alô HU (Foto: HU-UFSCar)
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