Pesquisa avalia conhecimento metacognitivo e gerenciamento de impressões

São Carlos
Pessoas interessadas devem participar por meio de preenchimento de formulário online
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar convida pessoas voluntárias para participar da pesquisa intitulada "Monitoramento metacognitivo no gerenciamento de impressões", realizada por Márcia Akemi Fujie, aluna de doutorado do PPGPsi, sob orientação de Patrícia Waltz Schelini, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da Instituição.

O conhecimento metacognitivo se refere às informações que o sujeito detém sobre seus próprios sistemas cognitivos e sobre a cognição em geral. É o segmento onde se armazena o entendimento sobre o mundo e se compreende o ser humano como criatura cognitiva, que possui tarefas, objetivos, ações e experiências cognitivas. É por meio dele que o indivíduo controla suas condutas de resolução, sendo capaz de selecionar suas estratégias, planificar e manejar seus objetivos, além de aferir seu próprio processo de execução. 

Já o gerenciamento de impressão se refere ao processo pelo qual os indivíduos controlam suas próprias ações, com a finalidade de adaptar e moldar as impressões que os outros constroem a seu respeito. Esse gerenciamento é parte essencial das interações sociais, de forma a melhor compreender os comportamentos que os indivíduos podem adotar para manejar as impressões que fornecem aos outros. Nesse sentido, a pesquisa busca entender melhor a relação entre o conhecimento metacognitivo e esse gerenciamento de impressão entre os voluntários.

Podem participar pessoas entre 18 e 40 anos e que se encaixem em pelo menos um dos seguintes critérios: ser estudante de graduação, de pós-graduação, ou ter se graduado nos últimos três anos. A participação consiste em preenchimento de formulário online, com duração aproximada de 20 minutos, até o dia 15 de outubro. O sigilo é assegurado.

As respostas auxiliarão na obtenção de informações e discussões que poderão trazer futuros benefícios para a área da Psicologia e para a construção de novas compreensões sobre o conhecimento metacognitivo e o gerenciamento de impressões. A pesquisadora realizará o acompanhamento de todos os procedimentos e atividades desenvolvidas durante o trabalho. Mais informações sobre o estudo constam no questionário e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail marcia.fujie@gmail.com.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 89493818.0.0000.5504).
17/09/2020
13:00:00
30/09/2020
23:59:00
Adriana Arruda
Não
Não
Estudante
Interessados devem participar por meio de preenchimento de formulário online (Imagem: Reprodução)
13057