Artigo aborda representações sobre Ciência em desenhos animados

Lagoa do Sino
Trabalho é resultado de Iniciação Científica realizada por estudante do Campus Lagoa do Sino da UFSCar

Recentemente, foi publicado na revista Línguas e Instrumentos Linguísticos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o artigo científico intitulado "Representações sobre Ciência e cientista em Pokémon e Lilo & Stitch". O artigo é resultado da Iniciação Científica (IC) de Yuri de Oliveira Monteiro Nobre, aluno do curso de Biologia da Conservação do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, sob orientação da professora Ilka de Oliveira Mota, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN).

Em linhas gerais, o trabalho busca compreender as representações sobre a Ciência e o cientista presentes nos desenhos infantis Pokémon e Lilo & Stitch exibidos na TV brasileira, sob a luz da metodologia da Análise de Discurso. O estudo traz importantes reflexões sobre a imagem estereotipada da Ciência e do cientista presentes nos desenhos, bem como suas implicações no imaginário social. 

Mota, que é mestre em Linguística e doutora em Linguística Aplicada, explica que analisar os desenhos animados a partir da perspectiva da Análise de Discurso tem permitido compreender os sentidos e as diferentes discursividades que tecem esse tipo de materialidade, considerada para alguns como neutra e transparente.

Segundo Nobre, a ideia de estudar os desenhos animados surgiu em uma aula de Filosofia da Ciência ministrada por Mota, quando foram discutidos o imaginário sobre Ciência e cientista em diferentes mídias. "Foi uma discussão muito produtiva e promissora, o que me rendeu uma IC. Comecei a refletir sobre o funcionamento dos desenhos animados, pensando nos estereótipos que eles veiculam. Quando somos crianças não conseguimos compreendê-los em sua totalidade e, em muitas vezes, tendemos a reproduzi-los inconscientemente," comenta o estudante.

Para Mota, a análise realizada apontou para sentidos importantes construídos historicamente sobre a Ciência e o cientista. "Em síntese, a Ciência comparece, no imaginário, como exótica, elitista e vinculada à observação e experimentação, daí a presença recorrente de laboratórios em desenhos animados em geral. Apaga-se aí uma questão fundamental: há outras formas de produção do conhecimento, há outros modos de fazer Ciência. No entanto, nos desenhos, tudo se passa como se fazer Ciência fosse promover experimentos em um laboratório", revela a docente.

Além disso, Mota explica que o cientista também é significado como um ser exótico, superdotado de inteligência, solitário e do sexo masculino. "Em ambos os desenhos, o cientista vive trancado em seu laboratório sem contato com o mundo. Esse ponto é fundamental para o debate. Desconsidera-se um fator de extrema importância na produção do conhecimento científico: a Ciência é produzida dentro de um contexto social, histórico e ideológico. Não há separação da Ciência, de um lado, e da sociedade, de outro. A Ciência é social por excelência e é produzida por homens: sujeitos social e historicamente determinados e ideologicamente constituídos", afirma ela.

A docente também defende que é importante trazer à baila esses sentidos, compreendê-los criticamente e discuti-los com a sociedade."O modo como os desenhos têm representado tanto a Ciência como a figura do cientista pode afastar a criança da ideia de trabalhar como futuro cientista, já que é propagada uma ideia de Ciência exótica, complexa e distante da sociedade (...) a Ciência é para todos e não para uma pequena parcela da sociedade. Esse é um debate importante que deve estar na ordem do dia". O artigo na íntegra pode ser acessado neste link.

01/12/2020
14:00:00
05/12/2020
23:59:00
Tiago Santi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Visitante, Pesquisador
Artigo foi publicado na revista Línguas e Instrumentos Linguísticos (Imagem: Reprodução)
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