Professora participa de evento internacional de Literatura Digital
No dia 31 de março de 2021, quarta-feira, pesquisadoras e artistas de vários países, reconhecidas por seu trabalho no desenvolvimento do campo da literatura digital, reúnem-se a convite do Electronic Literature Lab, da Universidade de Vancouver, no Canadá, para participarem do evento virtual Woman E-Lit - Women?s History Month and the 10th Anniversary of Electronic Literature Lab (Mês da História das Mulheres e o 10º aniversário do Laboratório de Literatura Eletrônica).
Para representar a pesquisa feita por mulheres no Brasil, o evento convidou a professora do Departamento de Letras (DL) da UFSCar Rejane Rocha. "A literatura digital experimenta com os códigos ou com as mídias digitais, aproveitando-se das suas potencialidades ou enfrentando as suas limitações para produzir textos de interesse estético", define a docente.
No encontro Woman E-Lit, Rejane Rocha abordará a construção do "Atlas", primeiro arquivo brasileiro de literatura digital, resultado de pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conduzida, desde 2018, pelo grupo de pesquisa "Observatório da Literatura Digital Brasileira", também vinculado ao CNPq e liderado por Rocha.
"O Atlas é a primeira iniciativa que, no Brasil, pretende mapear, arquivar, preservar e dar visibilidade à literatura digital brasileira. Nele estarão disponíveis as obras, a sua documentação, entrevistas com autores da literatura digital e a produção teórico-crítica produzida pelos integrantes da equipe do projeto", conta a professora.
Uma versão beta do arquivo será lançada em maio de 2021, no evento "Literatura digital: nuevos mapas de la literatura en América Latina", promovido pelo Observatório (UFSCar) e Laboratório Digital (da Universidade Diego Portales, do Chile). Enquanto o arquivo não é lançado, as atividades desenvolvidas pela equipe podem ser acompanhadas pelo site www.atlasldigital.ufscar.br.
Mulheres e Literatura Digital
O Woman E-Lit marca as celebrações do Mês da Mulher. De acordo com a professora, há um esforço para, em todos os campos do conhecimento e em todas as esferas de expressão artística - entre elas a literatura -, dar visibilidade à produção das mulheres, historicamente invisibilizadas pela estrutura social machista e patriarcal. "No que diz respeito à literatura digital não é diferente. Há artistas e estudiosas de grande relevância para a história do campo que continuam invisibilizadas e o evento é uma tentativa de reverter (ao menos parcialmente) esse quadro", reforça Rejane Rocha.
O Woman E-Lit é destinado a estudiosos da literatura digital e ao público em geral, interessado em questões como literatura digital, cultura digital e representatividade das mulheres nesse campo. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail dgrigar@wsu.edu e a transmissão será realizada pela plataforma Zoom, com início às 14 horas (horário de Brasília). A fala de Rejane Rocha acontece a partir das 14h10, na seção "Mulheres pesquisadoras na literatura digital da América Latina".
Mais informações pelas páginas do Instagram do Electronic Literature Lab (@electronicliteraturelab) e do Atlas (@atlasldigital). Saiba mais sobre literatura digital no ví