Professora participa de evento internacional de Literatura Digital

Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino, São Carlos
Durante encontro virtual, Rejane Rocha aborda projeto Atlas, primeiro arquivo brasileiro de literatura digital

No dia 31 de março de 2021, quarta-feira, pesquisadoras e artistas de vários países, reconhecidas por seu trabalho no desenvolvimento do campo da literatura digital, reúnem-se a convite do Electronic Literature Lab, da Universidade de Vancouver, no Canadá, para participarem do evento virtual Woman E-Lit - Women?s History Month and the 10th Anniversary of Electronic Literature Lab (Mês da História das Mulheres e o 10º aniversário do Laboratório de Literatura Eletrônica). 

Para representar a pesquisa feita por mulheres no Brasil, o evento convidou a professora do Departamento de Letras (DL) da UFSCar Rejane Rocha. "A literatura digital experimenta com os códigos ou com as mídias digitais, aproveitando-se das suas potencialidades ou enfrentando as suas limitações para produzir textos de interesse estético", define a docente. 

No encontro Woman E-Lit, Rejane Rocha abordará a construção do "Atlas", primeiro arquivo brasileiro de literatura digital, resultado de pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conduzida, desde 2018, pelo grupo de pesquisa "Observatório da Literatura Digital Brasileira", também vinculado ao CNPq e liderado por Rocha. 

"O Atlas é a primeira iniciativa que, no Brasil, pretende mapear, arquivar, preservar e dar visibilidade à literatura digital brasileira. Nele estarão disponíveis as obras, a sua documentação, entrevistas com autores da literatura digital e a produção teórico-crítica produzida pelos integrantes da equipe do projeto", conta a professora.  

Uma versão beta do arquivo será lançada em maio de 2021, no evento "Literatura digital: nuevos mapas de la literatura en América Latina", promovido pelo Observatório (UFSCar) e Laboratório Digital (da Universidade Diego Portales, do Chile). Enquanto o arquivo não é lançado, as atividades desenvolvidas pela equipe podem ser acompanhadas pelo site www.atlasldigital.ufscar.br.

Mulheres e Literatura Digital
O Woman E-Lit marca as celebrações do Mês da Mulher. De acordo com a professora, há um esforço para, em todos os campos do conhecimento e em todas as esferas de expressão artística - entre elas a literatura -, dar visibilidade à produção das mulheres, historicamente invisibilizadas pela estrutura social machista e patriarcal. "No que diz respeito à literatura digital não é diferente. Há artistas e estudiosas de grande relevância para a história do campo que continuam invisibilizadas e o evento é uma tentativa de reverter (ao menos parcialmente) esse quadro", reforça Rejane Rocha.

O Woman E-Lit é destinado a estudiosos da literatura digital e ao público em geral, interessado em questões como literatura digital, cultura digital e representatividade das mulheres nesse campo. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail dgrigar@wsu.edu e a transmissão será realizada pela plataforma Zoom, com início às 14 horas (horário de Brasília). A fala de Rejane Rocha acontece a partir das 14h10, na seção "Mulheres pesquisadoras na literatura digital da América Latina".

Mais informações pelas páginas do Instagram do Electronic Literature Lab (@electronicliteraturelab) e do Atlas (@atlasldigital). Saiba mais sobre literatura digital no

24/03/2021
8:30:00
31/03/2021
23:55:00
Denise Britto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Foreign Visitor, Visitante, Pesquisador
Durante encontro, Rejane Rocha aborda projeto Atlas (Imagem: Reprodução)
13563