Reitora comemora 15 anos da UFSCar-Sorocaba em live "Na Pauta"

Sorocaba
Edição também contou com a participação da Diretora de Campus, Karina Martins

Na última terça-feira, dia 13 de abril, a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, participou de mais uma edição da live semanal "Na Pauta", desta vez para comemorar, junto à comunidade universitária, os 15 anos recém-completados da UFSCar-Sorocaba. O programa também contou com a presença da Diretora de Campus, Karina Martins. Durante sua participação, Oliveira destacou o comprometimento de docentes, técnico-administrativos e estudantes que possibilitou a expansão qualificada da UFSCar em Sorocaba, em um curto espaço de tempo.

As aulas da UFSCar no município tiveram início em 17 de março de 2006, provisoriamente, na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e na empresa NCH. Em 2008, as atividades de ensino, pesquisa e extensão passaram definitivamente ao campus universitário, na Rodovia João Leme dos Santos, em área de 70 hectares doada pela Prefeitura de Sorocaba. Dos aproximadamente 8 mil m² construídos em 2008, a UFSCar-Sorocaba, hoje, já ultrapassou os 48 mil m². Além disso, desde o início da sua implantação, o campus mais que triplicou o número de seus cursos de graduação. Em 2006, eram quatro cursos; hoje, são 14 graduações oferecidas gratuitamente; foram criados, ao longo desses 15 anos, 13 programas de pós-graduação - com cursos de mestrado e doutorado também gratuitos - e realizadas mais de 1.500 atividades de extensão em diferentes áreas do conhecimento.

"Se avaliarmos a história institucional, 15 anos é um período bastante curto para tudo que foi desenvolvido. Tivemos uma forte expansão da graduação, no escopo do Reuni [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais], mas, além disso, diferentes grupos de docentes e técnicos foram muito dedicados para expandir as suas atividades de pesquisa e para fortalecer o vínculo com a região, a partir de projetos de extensão. É, portanto, uma trajetória de muito sucesso que se deu - e continuará - a partir da dedicação de todas as pessoas que estiveram e estão lá", enfatizou a Reitora.

Outro ponto destacado foi o estreito vínculo da UFSCar com a cidade, a região e a população de Sorocaba. Durante esses 15 anos, foram firmadas mais de 400 parcerias com empresas e outras organizações públicas e privadas vizinhas, com projetos que impactam de modo positivo a Educação Básica pública, o meio ambiente, a economia e o turismo locais. "O campus em Sorocaba foi criado em decorrência de uma forte demanda da região e contou com grande apoio da Prefeitura Municipal e de toda a população. Esse vínculo só se fortaleceu com o passar dos anos e os números de parcerias comprovam e revelam o quanto é importante ter uma atividade universitária que se mistura com a realidade da comunidade em que ela se insere. É claro que desenvolvemos pesquisas de relevância nacional e internacional, mas é fundamental que haja essa troca e uma relação dialógica entre a Universidade e o local em que ela se situa, para que a gente tenha aplicações imediatas da produção científica no seu entorno, fortalecendo o desenvolvimento regional, como acontece de forma muito evidente em Sorocaba", disse Oliveira.

O vínculo da UFSCar com Sorocaba e a sua região metropolitana também está evidente no número de estudantes oriundos da própria região. Atualmente, do total de estudantes de graduação, aproximadamente 45% são oriundos da cidade de Sorocaba e de outros 24 municípios da região metropolitana, o que evidencia como a Universidade se tornou uma opção viável para os sorocabanos que sonham com o Ensino Superior. "Diante desse cenário, é com satisfação que afirmamos que Sorocaba é a escolhida por muitas e muitos jovens da cidade que buscam formação qualificada e almejam sucesso pessoal e profissional", celebrou a Diretora do Campus, Karina Martins.

Diferenciais da formação
Atualmente, a UFSCar-Sorocaba oferta cursos de graduação em Engenharia de Produção, Turismo, Engenharia Florestal, Bacharelado em Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia e as Licenciaturas em Ciências Biológicas (Integral e Noturno), Física, Geografia, Matemática e Química. Também há cursos de mestrado acadêmico em Administração, Economia, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Geografia e Estudos da Condição Humana, além dos cursos de mestrado profissional em Sustentabilidade e Gestão Ambiental e em Ensino de Física. Os programas de pós-graduação nas áreas de Ciência dos Materiais, Recursos Renováveis, Educação e Biotecnologia e Monitoramento Ambiental oferecem cursos de mestrado e doutorado.

Muitos desses cursos se destacam nacionalmente, como o curso de Administração - um dos melhores do País, na área. De acordo com a Diretora do Campus, nos cursos há uma preocupação que vai além do perfil profissional a ser formado: os docentes trabalham para entregar os melhores profissionais ao mercado de trabalho, mas se preocupam também com a formação humana e com o desenvolvimento de uma visão crítica e empática da sociedade, unindo, portanto, qualidade formativa teórica, prática e crítica. "O elevado nível do corpo docente permite o compartilhamento de conhecimentos atualizados e de experiências de pesquisa relevantes e amplia as possibilidades de que nossos estudantes participem de projetos que farão a diferença no futuro profissional de cada um", afirma Martins.

A UFSCar-Sorocaba hoje
O campus universitário tem três centros acadêmicos, cinco edifícios de salas de aulas e laboratórios. Nesses edifícios, há 66 laboratórios totalmente equipados, sendo 28 deles (2.410 m²) construídos exclusivamente para as atividades de pesquisa científica e pós-graduação. Há também três auditórios, um viveiro florestal, biblioteca, restaurante universitário, ambulatório, espaço de convivência estudantil, quadra esportiva e campo de futebol com pista de atletismo. O campus tem como eixo norteador a questão da sustentabilidade em todos os seus aspectos. Isso se reflete no planejamento da ocupação física, nos métodos construtivos empregados, projetos pedagógicos dos cursos e nos temas de pesquisa, dentre outros.

No contexto atual, a UFSCar-Sorocaba conta com 2.679 estudantes de graduação, 487 de pós-graduação; 183 docentes em regime de dedicação exclusiva, sendo 98,9% doutores; 113 servidores técnico-administrativos e 50 colaboradores terceirizados comprometidos com o desenvolvimento da Universidade.

O futuro
Com uma história ainda curta, mas já tão profícua, as expectativas institucionais são de que a UFSCar-Sorocaba possa continuar ampliando suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e estreitando os vínculos locais. "Temos parcerias em andamento nas áreas de energias renováveis, inovação e indústria 4.0, que, em breve, devem contribuir em muito com o desenvolvimento regional", pontuou a Reitora. Já a Diretora do Campus destacou a criação, ainda em 2021, de um bosque que vai homenagear as vítimas da pandemia de Covid-19 (detalhes sobre o projeto estão nesta reportagem).

As limitações orçamentárias, no entanto, são o grande desafio a ser vencido. "Experimentamos um corte sistemático de recursos para as universidades federais desde 2015 e estamos batalhando para uma recomposição orçamentária, que nos permita avançar. Além disso, nossa principal meta é implementar uma gestão multicampi fluida, moderna e eficaz, com a participação das pessoas de todos os campi, para o entendimento da realidade específica de cada campus, resultando em uma governança mais eficiente", afirmou a Reitora que, ao concluir sua participação, fez um agradecimento à comunidade da UFSCar-Sorocaba: "Gostaria de agradecer a todas as pessoas que acreditaram na proposta, vieram compor com a Universidade e aceitaram o desafio de colocar a sua força de trabalho para que esse projeto se concretizasse de forma tão produtiva e positiva para a UFSCar como um todo e para toda a região de Sorocaba". A oitava edição da live "Na Pauta", que comemorou os 15 anos da UFSCar-Sorocaba, pode ser conferida na íntegra no canal oficial da Universidade no YouTube.

15/04/2021
14:00:00
22/04/2021
23:55:00
João Eduardo Justi
Sim
Não
Estudante, Docente/TA, Foreign Visitor, Visitante, Pesquisador
Entrevista abordou a história institucional e os desafios futuros (Imagem: Reprodução)
13645